Antes de Hamilton, um piloto negro se sentou em um carro de Fórmula 1.
Foto: Site Oficial Willy T.Ribbs.

Antes de Hamilton, um piloto negro se sentou em um carro de Fórmula 1.

No ano de 1985, o norte-americano Willy T.Ribbs, então com 30 anos, assumiu o posto de piloto da Brabham BT54. O carro era semelhante ao antes usado por Nelson Piquet. Ribbs, primeiro negro a guiar um carro de Fórmula 1, não conseguiu ir além dos treinos classificatórios. Em 1991, ele conseguiu outra marca importante, ao conquistar classificação para as 500 Milhas de Indianápolis (E.U.A). Nunca um negro tinha conseguido se qualificar para a prova.

No último domingo (25), o inglês Lewis Hamilton (35) venceu o grande prêmio de Portugal. Com 92 vitórias na categoria, superou o alemão Michael Schumacher. O hexacampeão chamou novos olhares para a Fórmula 1. Defendendo pautas diversas, como por exemplo, a luta contra o racismo, chegou a ser criticado por ex-campeões do automobilismo. Jackie Stewart, de 81 anos, e Mario Andretti, de 80, não gostaram do posicionamento de Hamilton usando a camisa do movimento Black Lives Matter antes de algumas corridas. O inglês não parou de chamar atenção para a causa do preconceito. Willy T.Ribbs criticou Stewart em uma mensagem no Twitter:


"Sir Rato de Campo ou Jack Stewart foi, de longe, o piloto mais racista e hostil com que eu tive que lidar ao longo de minha carreira... A razão pela qual você não vê um problema de diversidade é porque você é o problema de diversidade".

Fonte: Banzar (Alexandre Aguiar).

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Alexandre Aguiar

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos