Antifrágil - Como alguns se beneficiam vivendo um caos.

Antifrágil - Como alguns se beneficiam vivendo um caos.

Como podemos nos beneficiar em tempos de caos (COVID-19), será possível?

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Em tempos onde um vírus tem a capacidade de mudar a rotina de milhares de pessoas em diversos países, ignorando cultura, religião, raça, poder bélico entre outras diferenças; tornando o termo "quarentena" algo comum (diga-se de passagem, não representa necessariamente uma reclusão de 40 dias como muitos pensam) quais habilidades e aprendizados que podemos extrair desse momento? Vejamos...

Apenas para contextualizar, e para não ser prolixo, permitam-me ser bem superficial em retratar algumas situações em que vivemos nos últimos 30 dias.

  • Férias suspensas para profissionais de saúde e outras profissões essenciais;
  • Quadro de profissionais reduzido;
  • Idosos apavorados (e seus respectivos familiares);
  • Comércios fechando - empregados e empresários desesperados;
  • Transporte público reduzido;
  • Isolamento de municípios e estados;
  • Sangria na bolsa de valores - Circuit Break - quando a B3 bloqueia as negociações para amenizar a volatilidade das ações, evitando um colapso sistêmico;

Entre muitos outros impactos...

Como podemos ser "antifrágeis" em tempos como esse?

O termo antifrágil em primeira impressão, por força da linguagem popular, muitas vezes remete ao oposto de frágil, que seria algo duradouro, inquebrável ou ininterrupto.

Pois bem. O conceito de antifrágil foi criado por Nassim Taleb, autor do famoso livro "A Lógica do Cisne Negro" e "Antifrágil", que indica como é possível se beneficiar com o caos, mesmo frente ao incomodo de tirar do estado de conforto, ter a capacidade de absorver esses impactos e visualizar oportunidades para retornar ainda melhor, te fará antifrágil. É como diz aquela máxima conhecida: "Jogue-me aos lobos e eu retornarei liderando a matilha".

Não deve se confundir com resiliência. A resiliência é a capacidade de retornar ao estado inicial após sofrer um impacto, enquanto que o antifrágil te leva à um estado ainda melhor do que antes.

Podemos ver alguns exemplos atuais de atitudes antifrágeis:

  1. Enquanto algumas empresas estão sendo fechadas ou se "segurando" para sobreviver, outras aproveitam para adentrar ainda mais no mercado, como é um caso de algumas empresas de stream (ramos semelhante ao Netflix) e canais fechados (Telecine, HBO) oferecendo descontos ou até acesso gratuito durante a quarentena. Alguns podem pensar, "eles estão tendo prejuízo!" Será? Pode ser, mas com certeza eles estão sendo bem vistos pela sociedade, portanto tendo sua imagem valorizada, além de abrir a oportunidade para aquela pessoa que não possuía seu serviço passem a adquiri-la após o terem experimentado.
  2. Para quem acompanha a bolsa de valores pode ver as ações despencando, tendo o valor de seus papéis caindo em até 60% do valor. Isso ocorre quando há um prejuízo daquela empresa durante o período e muitos começam a vender suas ações desesperadamente, a fim de tirar seu dinheiro do mercado, vendendo mais barato do que comprou. Enquanto isso ocorre, existem aqueles que estão simplesmente admirando a "liquidação" das ações e comprando ainda mais, aproveitando a oportunidade de adquirir ações com preços abaixo da média.
  3. Home Office. Para algumas empresas é possível o trabalho remoto. O que era algo fora do comum para alguns, tornou-se uma realidade inevitável que, considerando a constância do resultado, dará a oportunidade da empresa adotar esse método a longo prazo, com isso economizando recursos destinados ao espaço físico, como escritórios e outros encargos.
  4. Infelizmente há aqueles que veem oportunidade de se beneficiar a qualquer custo, como podemos ver alguns empresários vendendo álcool em gel com valor 3 vezes do padrão, ferindo o código do consumidor e mais que isso, ignorando a situação de calamidade pública. Sim, ele se beneficia financeiramente a curto ou médio prazo talvez, mas a sua dignidade não é beneficiada, tão pouco sua imagem ao mercado. Então melhor dizendo, esse não se beneficia.

Existem diversas oportunidades no mercado profissional nas mais diversas áreas, algumas mais fáceis de visualizar, outras nem tanto, mas aqueles que conseguem visualizar uma alternativa muito provavelmente irão colher bons frutos.

Mantenha o equilíbrio e foco no seu projeto e tente visualizar em que área você pode obter bons resultados. O caos nos dá essa oportunidade porque nos desloca, nos tira da zona de conforto e nos força a vermos nossas áreas com outros olhares, mantenha-se firme, estude o mercado, não se abale, use o incômodo à seu favor, seja um Antifrágil!


Fernando Sampaio de Andrade




Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos