Antropologia Estratégica aplicada em treinamentos
Como transferir a qualidade de atendimento presencial para o digital? Essa foi uma das perguntas que me fizeram durante a Live do Sebrae RJ.
Primeira questão: PRECISAMOS MUDAR A LÓGICA DE PENSAMENTO. Ou seja, não devemos transferir, precisar CRIAR atendimento digital com premissas e valores da sua marca.
HÁ UM DESAFIO PARA O E-COMMERCE, não é impossível, mas hoje existem instrumentos para aumentar essa ligação.
Privilegiando o humano: Chat com um vendedor/atendente de verdade por trás que de fato goste do produto ou serviço que esteja proporcionando. OS ROBÔS precisam ser utilizados com muita inteligência a cautela porque AS PESSOAS QUEREM PESSOAS.
Os consumidores buscam entregas e serviços personalizados, então é preciso que haja uma flexibilização e autonomia.
Quer um exemplo? Quantas vezes você se viu precisando resolver um problema e ficou irritado com aquele atendimento robotizado no telefone? Não sei você, mas eu fico esperando sempre a máquina me informar a frase mágica “para falar com um dos nossos consultores aperte o 9”, e lá vou eu diretamente pra lá, falar com uma pessoa!
E isso serve também para vendas de produtos, tanto no varejo quanto nas relações B2B. NÃO SÃO MAIS OS PRODUTOS QUE PRECISAM NECESSARIAMENTE SER PREMIUM, MAS O ATENDIMENTO SIM.
Dar esse passo não é tão difícil e sim trabalhoso, qualquer mudança um pouco mais atenta aos detalhes e necessidades reais dos consumidores será amplamente percebida com surpresa, possivelmente comparada a um LUXO.
AS PESSOAS PRECISAM SER SURPREENDIDAS COM UMA MÃO DE OBRA QUE ENTREGUE ATENÇÃO. Quando se trata de atendimento premium, é sobre cuidado e acolhimento, bem diferente do atendimento mecânico e impessoal.
Nesse sentido precisamos MUDAR A CULTURA ORGANIZACIONAL e TREINAR FUNCIONÁRIOS e COLABORADORES.
A Antropologia Estratégica fornece esse conhecimento para MUDANÇA DE MINDSET. Além de consultoria, palestras e exercícios que possam impactar o humano, as relações comerciais e sociais tão necessárias atualmente.
Dúvida? Faz contato! Seria incrível projetar transformações para o seu negócio.
Terapeuta Integrativa, Ceo do Per Vivere Bene e Colunista da Veja Rio
4 aMuito conectado ao que estamos precisando! ❤️👏🏻