Ao invés de relatórios, converse com os sistemas.
O segundo trimestre de 2018 me reservou uma grata surpresa, implementar a tecnologia de Chatbot nos processos de um operador logístico.
Mesmo diante de grandes ferramentas como o Telegram e o Facebook Messenger uma das premissas era a utilização do Whatsapp, afinal de contas, 98% de todas as pessoas que possuem um Smartphone tem o Whatsapp instalado e 96% delas verificam as mensagens ao menos uma vez ao dia.
Como fazer isso antes mesmo da API do Whatsapp estar disponível para o mercado??
Desafios a parte, como sou adepto de mensagem "missão data é missão cumprida" consultei muito o mercado e encontrei uma excelente empresa parceira com uma solução work around e "voilá", implementamos a solução dentro do custo e prazo planejados.
Mas não se trata exclusivamente desse projeto este artigo.
A autorização e liberação do Facebook para acesso a API do Whatsapp fortalece ainda mais um movimento já iniciado. As chamadas plataformas conversacionais também citadas como tendência pela consultoria Gartner, possibilitaram um grande salto em direção a inovação na comunicação entre clientes e empresas.
Recebi contatos para a apresentação de várias soluções em Smartbots e Chatbots, todas apresentaram cases de soluções implementadas para o atendimento aos clientes externos, e nenhuma me trouxe soluções para os clientes internos.
Muitas vezes fui acionado por executivos para uma extração rápida de informações dos sistemas de gestão, em alguns casos, eram explorados relatórios onde apenas a informação do total era utilizada.
A velocidade de acesso a informação faz muita diferença ao negócio.
Existe uma oportunidade. Explorar uma camada de comunicação interna, de tal forma a permitir que os executivos não recebam relatórios e sim acesso para conversar diretamente com os sistemas de gestão.
Imagine contato ininterrupto a um "colaborador" que detém toda a informação da empresa e pode fornecê-la ao executivo em apenas alguns milissegundos (piscar de olhos) sem você ao menos notar que está falando com um robô. Obviamente existe um trabalho nos bastidores para que a tecnologia, com IA (inteligência artificial) ou outra, seja devidamente implementada e parametrizada.
Deixo a disposição dos colegas esta dica e o meu conhecimento.
Certamente em breve teremos novidades neste assunto.
By Daniel Victor Pinheiro
Aumento a performance da sua empresa através dos dados.
2 a👏👏 Boa!