Apple Card- Exemplo de AGILE, Mindset Ágil/Lean e Apple sendo Apple ao colocar o cliente no centro
Desde sua invenção em 1950, os Cartões de Crédito revolucionaram o mundo dos negócios e ajudaram o mundo a se tornar menor (com a ajuda da Internet também 😉), permitindo transações internacionais mais simples e rápidas.
Desde sempre e por um bom tempo, o cartão de crédito vai continuar possuindo números; data de vencimento; código de segurança CVV; nome do cliente... isso não muda... mas o que Apple fez foi colocar o cliente em primeiro lugar, algo semelhante ao que o NuBank faz no Brasil mas foi muito além.
APLICATIVO: AppleCard pela demonstração já é um sucesso, foi facilitar o acesso de todas as informações para o controle do cliente. Se ele quiser pagar juros, vai saber quanto vai pagar, além de uma série de informações.
CARTÃO FÍSICO: Outro sucesso. O que o cartão precisa é somente do seu nome, o resto somente gera bagunça à cabeça do cliente. O design e o produto são genuínos do seu fundador ícone Steve Jobs.
Na execução dos projetos, independente de qual metodologia estejam utilizando, as equipes precisam se conversar e o mais importante: o DESIGN não pode ficar refém da equipe técnica de desenvolvimento, limitando a experiência do usuário. Se você tiver uma equipe com esse alinhamento, você tem uma equipe com MINDSET AGILE / LEAN. Isso é a essência do todo.
O resto que as metodologias de projeto falam é para ajudar na comunicação e documentação caso o projeto precise de uma revisão depois de alguns anos.
Você deve estar pensando... até agora tudo bem Renato, concordo com você... mas como vai funcionar o Apple Card numa transação Online? Eu não tenho a resposta exata, mas sim uma dica: No Brasil já existe e-commerce/marketplaces que no checkout de pagamento, pelo celular, você lê um código de barras QRCode e o app efetiva o pagamento, seja no débito ou crédito. Simples assim.
Daqui alguns anos, podem estar falando... a Apple matou bancos, instituições financeiras, emissores de cartões e empresas adquirentes. Pode ocorrer uma consolidação das empresas pelo mundo mas não vai ocorrer pelo AppleCard mas sim ao modelo de negócios, que tem como indicador de sucesso a quantidade de cartões que um cliente possui.
Vamos pensar de forma Ágil, pensar de forma Lean, vamos colocar o cliente em Primeiro lugar. Nos projetos, vamos reduzir a quantidade de clicks.
Temos que sempre questionar as regras existentes, especialmente as regras jurídicas que foram importantes no passado, mas que agora precisam ser flexíveis para elevar o nível de serviço.
CTO | COO | Delivery Manager | Gerente de TI | Gerente de Operações | Tech Manager
5 aExcelente artigo Renato! A Apple está finalmente entendendo a necessidade de atingir novos mercados, sem perder a qualidade em UX e, sem deixar de produzir seus principais dispositivos. Pela primeira vez, sinto que a Apple conseguiu se reinventar, só que desta vez, sem a dependência de Jobs.