Aprenda Comigo: Java —Parte 3
Depois de dar uma olhada na lataria e fazer uma inspeção visual no motor, é natural que se dê a partida e siga-se com umas aceleradas quando se está avaliando um carro. Faremos a mesma coisa com o Java, hoje.
Instalação
O Java já vem instalado na maioria das distribuições Linux, embora haja um problema evidente de versão. Não no número da versão, mas o “fabricante” da mesma. Existe o “Open JDK”, por exemplo, e o “Oracle JDK”. Para quem declara imposto de renda e usa Linux, sabe que isso gera uma dorzinha de cabeça anual, já que os funcionários públicos da Receita não “homologam” o “Open JDK”, o que nos obriga a instalar a mesma versão do Java, mas de outro “fabricante” (a Oracle).
Vai entender…
Mas há um aspecto interessante, ainda, que é a existência do Java JDK e Java JRE. Basicamente, o JRE (Java Runtime Environment) é a máquina virtual/interpretador (JVM) e as bibliotecas relacionadas, tudo o que, a princípio, é necessário para rodar um programa escrito em Java.
O JDK é o Java Development Kit, que já contém o JRE e inclui ferramentas para desenvolvimento, como o compilador de Java ( javac ).
Olá, mundão
Quero desenvolver um pequeno programa que funciona assim: se eu executá-lo sem argumento algum, ele imprime no terminal “Olá, mundo”. Mas se eu passar parâmetros, eles devem ser unidos ( string join) separados por um espaço em branco (``) e devem ser impressos logo após “Olá, “.
Leia o artigo completo aqui: