APRENDA A TER SUCESSO NA CONVERSÃO DE SEUS LEADS
Saber as tendências de mercado e o que estão pensando os seus Leads, irá ajudar você em muito na hora de bater as suas metas.
Você que está começando um negócio neste novo cenário socioeconômico brasileiro e você que está querendo aumentar os resultados da sua empresa, é muito importante que esteja disposto a buscar de forma qualitativa informações vitais dos seus clientes.
Existem vários processos que vão ajudar a ter sucesso nessa questão. Mas conseguir converter os leads, primeiro precisamos entender onde eles estão, como se comportam na internet, que tipo de conteúdo estão procurando e quais estão sendo comprados por eles.
Vamos falar aqui sobre algumas ferramentas úteis para este processo, tenha em mente a ideia do Inbound Marketing, é difícil definir este conceito, por ser amplo e característico, mas podemos definir como: “Qualquer forma de marketing que visa ganhar o interesse das pessoas.”
Começamos a falar sobre Mailing
Antes de falar sobre essa ferramenta que consiste em ser um dos pilares no relacionamento entre empresa e cliente, precisamos ter em mente em não cansar seu cliente com excesso de conteúdos que não são necessários para eles em suas identidades de consumo e informação.
Como montar um Mailing?
Montar um mailing precisa de uma atenção especial, você precisa saber exatamente o que a sua marca irá vender, qual linguagem você vai adotar e saber onde estão seus leads, que seriam as pessoas que estão dispostas a comprar seu produto.
As mídias sociais são cruciais para saber onde seus leads estão. Usar essas ferramentas para aproximar seu relacionamento com quem está do outro lado e ao mesmo tempo tão perto, tem de ser de forma inteligente.
Os conteúdos nos quais você vai publicar no Facebook, no qual vem com um sistema de algoritmos que vão escanteando a sua marca conforme menos pessoas forem gostando ou se envolvendo nas suas publicações, com isso, você terá que se esforçar mais nas próximas postagens para poder atingir os seus potencias leads. Diferente do Twitter, que é um algoritmo simples de newsfeed em tempo real. Então busque compartilhar assuntos que sejam de alto envolvimento com o seu público, gerando valor.
Midias sociais dentro da criação de um mailing, faz com que diferentes informações sobre a sua empresa estejam disponíveis para o público, como uma isca, o seu lead, gosta de buscar a informação que ele deseja ou julga ser relevante antes de assinar a sua newsletter.
Tendo esses conteúdos da sua empresa disponíveis, bem contextualizados, mídias sociais, blog, site, seja qual caminho for, mas tente em todos, arrisque até poder saber qual o perfil de empresa seus leads gostariam de ser consumidores. Com isso, vamos construir o seu mailing com algumas técnicas de captação:
Landing Pages é o local onde será captado o e-mail do seu cliente, é uma estratégia em Inbound, há alguns aspectos que precisamos focar sobre LPs que é capturar e atrair a atenção, manter e prender a atenção do usuário e, por fim, focar a atenção. Para saber mais sobre LP, baixe o e-book Do Resultados Digitais “Como criar Landing Pages que convertem”.
Pop-Up bem contextualizados em lugares estratégicos do seu site, até mesmo quando o usuário estiver prestes a fechar a janela (exit-intent), ou quando ele está a um determinado tempo navegando (scroll-box), ou até mesmo quando ele realiza uma call-to-action. Estes pop-up são fundamentais para começar a montar o seu mailing.
Fonte: Google Images
Existem diversos outros tipos de iscas para começar a montar sua lista na geração de leads, assim que você acessar os 5 tipos de iscas para gerar leads e ficar a par de todas as ferramentas de captação, você estará pronto para converter estas pessoas em seus clientes.
Vamos falar de E-mail Marketing
Posso me arriscar em dizer que muitos consideram esta ferramenta como ultrapassada, porém ela é sim uma maneira de gerar valor e lucratividade.
Primeiro precisamos escolher a sua ferramenta de disparos (Email Service Provider/ESP), que possa facilitar o processo de envio e gestão, eu sugiro o RD Station.
Importante lembrar que adotar a pessoalidade aos seus processos, aumenta as taxas de cliques e abertura. Então em vez de usar um e-mail generalizado, vamos usar algo como seunome@nomedaempresa.com.br, por gerar empatia por parte dos usuários.
Para garantir assertividade na sua estratégia de E-mail Marketing você precisa se perguntar quem é o seu público? Quais ações pretende realizar com seu E-mail Marketing? Qual a linguagem da sua empresa?
Importante ter em mente estas perguntas, porque sabendo as suas respostas, tendo conhecimento real delas, podemos mensurar o que é sucesso para seus e-mails.
Qual é a sua meta? Vender contas? Produtos online? Indicações? Educar leads? Download de e-books ou informativos? Todas essas metas podem ser alcançadas através de uma genuína gestão de E-mail Marketing.
Não canse o seu público!
Precisamos filtrar nosso mailing, para poder direcionar as campanhas e os disparos. Todos nós recebemos inúmeros e-mails por dia que ficam na aba “Promoções” do Gmail, marcamos como spam, excluímos sem nem abrir antes, posso garantir que temos esta prática e este hábito, mas por que? Pelo excesso de informações que não consideramos importantes pra nossa identidade de consumo.
Então como você vai fazer com que os usuários lhe considerem um líder?
Já falamos sobre as mídias sociais, a importância de conteúdo online da sua empresa que gerem valor e envolvimento, as iscas de geração de leads. O blog é uma ótima ferramenta nesse processo de dissipação de valor da sua empresa e conteúdo.
O Gmail usa filtros, conforme os usuários cancelam a assinatura ou marcam como spam, são colocados em promoções na sua caixa de entrada; quando não há muito envolvimento do usuário, mas eventualmente ele clica e acessa suas campanhas, o Gmail não o coloca como prioridade mais; até mesmo quando reportam como spam, o remetente pode ser bloqueado completamente pelo sistema. Então precisamos pensar bem nas boas práticas do E-mail Marketing.
Otimizar a Frequência de disparos
A periodicidade tem de ser em base de qual período seus leads gostariam de receber seus e-mails, isto varia de empresa para empresa.
Olhe essas duas imagens de pesquisas que mostram alguns dados:
Fonte: Campaign Monitor
Fonte: Experian
Podemos concluir que um bom horário de disparos seriam entre segunda-feira e terça-feira as 10h, mas nunca se esqueça de sempre testar o máximo de horários possíveis.
Existem empresas que enviam disparos todos os dias, mais de uma campanha, talvez pro seu negócio seja bom pensar em uma periodicidade menor, 1-3 vezes por semana. Pra isso precisamos montar uma estrutura de calendário de envios, com conteúdos segmentados para o seu mailing.
Por que segmentar meu conteúdo ao mailing?
Vamos analisar estas duas imagens abaixo, a primeira foi disparada para um público geral e a segunda de forma segmentada.
Fonte: Resultados Digitais
Fonte: Resultados Digitais
Concluímos que segmentar o seu conteúdo através de filtros de mailing obtém um resultado melhor, com uma diferença de 378% melhor.
Avaliar o desempenho dessa ferramenta na sua empresa se dá por algumas métricas como: E-mails entregues; Aberturas; Aberturas/Entregues(%); Cliques; Cliques/Entregues(%); Cliques/Aberturas(%); Conversões; Conversões/Entregues(%); Bounce; Hard Bounce; Reclamações de Spam; Testes A/B(Comunicação. Etc.)
Todas essas métricas estão disponíveis no ESP (E-mail Service Provider), onde conseguirá em números fazer a leitura de resultado de suas campanhas.
Para poder saber mais sobre estas métricas, tem O Guia Prático do E-mail Marketing. Onde você pode se informar sobre essa poderosa ferramenta.
Estou ansioso para conversar com todos vocês nos comentários. Até a próxima postagem!