Aprenda a fidelizar os clientes de seu consultório odontológico com estas 4 dicas
Um dos equívocos cometidos por profissionais da Odontologia que possuem clínicas e consultórios é não enxergar o estabelecimento como um negócio. Por conta disso, acabam deixando de se preocupar com aspectos fundamentais para o sucesso como a fidelização da clientela.
Tão importante quanto investir em novos pacientes é fidelizar os já existentes. Clientes satisfeitos são, muitas vezes, sinônimo de propaganda gratuita, pois recomendarão o serviço a outras pessoas voluntariamente.
Sendo assim, o profissional pode direcionar o dinheiro que gastaria com publicidade em melhorias no atendimento, compra de equipamentos mais modernos, estrutura, enfim, no que for necessário para dar umupgrade no negócio.
Muitos profissionais podem estar se perguntando de que forma é possível fidelizar a clientela do consultório odontológico e atingir todos esses benefícios, não é?! Por isso trazemos neste artigo quatro dicas para ajudá-los a conquistá-la de uma vez. Confira:
Em primeiro lugar, conheça o seu público
Conhecer a clientela do consultório odontológico é o primeiro passo para conseguir fidelizá-la. Afinal, é preciso investir no que for atraente para o público específico. Portanto, converse com os seus pacientes, procure identificar o que eles mais gostam ou não em seu consultório e se falta algo.
Só depois de traçar o perfil dos pacientes é que você encontrará a maneira certa de estreitar ainda mais a relação e fazer com que eles estejam constantemente procurando pelo seu atendimento.
Procure por um diferencial
Depois de conhecer a clientela do consultório odontológico é hora de buscar diferenciais que possam atraí-la. Pode ser algo que pareça simples, mas que facilite a vida do paciente como o convênio com um estacionamentopróximo, horários mais flexíveis, equipamentos de qualidade, exames que podem ser feitos no próprio local, entre outros.
Além da qualidade no atendimento, é claro, contar com um diferencial pode ser principal motivo para um paciente optar pelo seu e não um outro consultório. Aposte nessa ideia.
Facilite na hora do pagamento
Entre as possibilidades de diferencial, a facilidade no pagamento merece destaque. Isso porque, muitostratamentos costumam ser caros e, quando é preciso pagar de uma só vez, o cliente pode acabar desistindo, ainda que goste do profissional.
Parcelamento, recebimento em dinheiro e cartão e até emissão de boletos facilitam bastante a relação comercial entre paciente e o profissional.
Procure oferecer um tratamento personalizado
Cada um tem as suas particularidades. Muitos pacientes, por exemplo, têm medo de ir ao dentista e, quando chegam à clínica ou consultório odontológico, estão nervosos e ansiosos. Por isso é interessante contar com um tratamento personalizado que atenda as expectativas de cada um.
Esse cuidado fará com que o paciente se sinta à vontade e retorne sempre que preciso. Para tanto mostre ainda que a equipe não está ali apenas para executar o tratamento necessário, mas também para orientar, tirar dúvidas.Humanize o atendimento!
Essas quatro dicas podem ajudar qualquer profissional da Odontologia a conquistar de vez a clientela e até atrair novos pacientes para o seu consultório odontológico. Experimente colocá-las em prática. Já nos primeiros meses será possível perceber a repercussão.