Aprendendo com nossos erros e com os erros dos outros!
Ano passado no inicio da Pandemia , fizemos uma venda que nos trouxe alguns ensinamentos.
A Secretária de um grande empresário , nos procurou e disse que o seu “chefe” precisava comprar uma balança e já informou que ele queria um modelo específico.
No titulo da Balança Informava – “ Balança Toledo 2124 Pesagem Industrial” e a capacidade era para 500kg.
Como existem balanças específicas para cada necessidade, procuramos entender melhor para que ela confirmasse a necessidade.
Mas ela apenas informou: Ele disse que tem que ser essa! E assim, fechou conosco, pagou a vista antecipado e a compra foi no nome de uma das empresas dele.
Aliás até esse momento nem sabíamos quem era o chefe dela , apenas que era uma compra corporativa.
Encomendamos a balança, que era especial. E assim que estava liberada para entrega a secretária nos passou outro endereço para entregar.
Contratamos uma transportadora parceira para realizar a entrega , e no dia seguinte, a esposa desse empresário nos liga, querendo devolver a balança, pois tinha comentado com seu esposo que queria uma balança para se pesar, e aquele modelo de balança não passava nem na porta da sua casa, de tão grande que era!
Ficamos surpresos pois realmente a balança não tinha nada a ver com o modelo de pesar pessoas, e era para 500kg!!!
De inicio ela estava muito brava, e disse que o advogado ia entrar em contato para resolver.
Explicamos para ela que seu esposo tinha solicitado aquele modelo para a secretária comprar , e encomendamos especial para a empresa. Nem a secretária sabia que era para a esposa dele.
Logo após, os advogados da empresa já enviaram um email solicitando a devolução do valor pago , pois estava dentro da lei. E nesse momento ficamos pensando em como resolver sem precisar ir para o jurídico.
Foi aí que descobrimos quem era o empresário, que realmente é muito conhecido e famoso, e pesquisando , conseguimos o celular dele, explicamos que fizemos uma encomenda especial de acordo com o modelo solicitado , mas que tínhamos a balança que a esposa dele queria, então poderíamos fazer a troca.
Ele aceitou, e dessa vez enviamos as opções diretamente para sua esposa, que escolheu o modelo mais caro dessa linha de pesar pessoas.
Recomendados pelo LinkedIn
E tudo foi resolvido da melhor maneira. Mas..... poderia ter sido evitado todo o transtorno!!!!
Com isso tiramos várias lições, por exemplo: podemos ter todo o dinheiro e conhecimento, mas se há alguma área em que não dominamos, devemos reconhecer , pesquisar sobre e aceitar orientação de quem entende.
No caso, esse empresário para agradar a esposa, viu pela foto a balança , gostou, mas não leu a descrição.
Não explicou para sua secretária a finalidade da balança, e apenas pediu para ela comprar .
Mesmo que o cliente não queira passar informações, nosso time com toda a educação, deve explicar que se faz necessário, para evitar compras erradas.
Na hora de entregar nosso vendedor poderia ter questionado esse outro endereço do que seria, pois se soubesse que era residencial, já poderia ligar um alerta antes de entregar.
Outro ponto, quando há um problema, devemos tentar da melhor forma resolver para o cliente, nesse caso para não precisar devolver o dinheiro total, conseguimos o celular do empresário e tratamos direto com ele e não com o advogado.
Nesse momento ele nos ouviu, entendeu, e já pediu que falássemos diretamente com a esposa dele, que era a mais interessada e essa sim, sabia o que queria.
Quantas vezes não acontece isso em vendas corporativas?
O setor precisa de um item, o requisitante pede para o comprador fazer as cotações, mas não dá todas as informações necessárias. Por um detalhe que deixou passar, e a diferença de preço que acaba sendo grande, é realizada a compra errada. Que acaba gerando atraso e prejuízo em todas as etapas do processo.
Sabemos que a vida é corrida, e no mundo dos negócios muito mais, porém temos que dar espaço para ouvir, explicar e entender. Assim a engrenagem gira!
Ficou ainda dúvida? Pergunte! Acha que é desnecessário explicar? Com certeza não.
E você, o que pontuaria a mais de lição com essa venda?