Aprender a amar o que se faz <3

Propósito é a palavra da vez. Você já deve ter ouvido ela e talvez já esteja saturado. Mas eu te garanto que vale a pena refletir um pouco mais.

São tempos ansiosos. A galera sai do ensino médio com a carga de decidir o que fazer da sua carreira. Depois que escolhe um caminho, a pressão é grande por uma ascensão rápida. Parece que todo mundo precisa ser bem sucedido antes dos 30. Depois, bate aquela responsa de crescer cada vez mais. Mas por quê? Pra quem? O que é mesmo que você quer? Dá pra mudar de ideia no meio do caminho?

Muita gente busca uma carreira sem se questionar. E talvez não esteja feliz justamente por isso. 1/3 das pessoas não vê significado no seu trabalho. Detesta segundas-feiras e não vê a hora de chegar o final de semana. Essa relação tumultuada com o local que passamos maior parte do tempo precisa ser assim? É aí que entra o tal do propósito. Sentido é o que o trabalho mais precisa fazer e cabe a nós mesmos encontrá-lo. Aquilo que quando você tiver dificuldades, vai lhe fazer lembrar por que está ali. Seja dando aula, construindo uma casa, no escritório ou na lavoura. Todas as profissões são importantes e mais ainda quando a gente sabe a diferença que faz.

Então o ideal é fazer o que ama? Nem sempre. Todo o trabalho, por mais que a gente ame, vai ter coisas que dá ranço. Por isso, busque o que lhe move no que você faz e, aos poucos, aprenda a amar. E se você não consegue? Se não vê sentido? Será que está realmente no lugar certo?

A chave para descobrir o propósito é autoconhecimento. Entenda as oportunidades que aparecem pra você - ou as que está buscando - e se questione: isso faz sentido pra mim? Por quê?

Se não for possível aplicar seu propósito no emprego, tenha um projeto paralelo e pense que seu trabalho vai poder viabilizá-lo. Oh, aí já tem um sentido, não é?

Quer se aprofundar?

Qual é tua obra?, clássico do Mario Sergio Cortella – leia o texto Tripalium x Poieisis <3

Como encontrar o trabalho da sua vida, de Roman Krznaric - libertador na busca do sentido do trabalho

O poder do tempo livre, de Luciano Braga - ajuda a consolidar projeto paralelos.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos