BOOOMMMM - Aprendizado x Automação x Memória

BOOOMMMM - Aprendizado x Automação x Memória

Quem tem dificuldade em aprender e realizar novas tarefas?  

Comecei a pensar mais sobre isso depois de ouvir a mesma coisa de vários amigos. 

E aí entra a Teoria da carga cognitiva. 

Essa teoria diz que a aprendizagem ideal ocorre quando a nossa memória de trabalho, que lida com novas informações e tem uma capacidade limitada, não está excessivamente sobrecarregada. 

A dificuldade - isso não quer dizer que ela não aconteça - ocorre se a nossa mente tenta processar muita informação ao mesmo tempo. O que nos dias atuais não é nenhuma novidade, ao contrário, é o novo padrão, né!!!

Quando trabalhamos em uma tarefa, o cérebro  alterna entre a memória “de trabalho” e a memória de longo prazo, onde as coisas são armazenadas assim que as dominamos. 

Se a teoria da carga cognitiva diz que desempenhamos e aprendemos melhor quando a nossa memória de trabalho está descarregada, a automação pode nos ajudar. Será?!?!?

Pesquisas sobre a teoria da carga cognitiva descobriram que as emoções podem interferir no processamento de informações. 

Emoções no comando novamente!!!


>>> Emoção

Uma vez que um determinado estímulo/situação ocorre, avaliamos as potenciais consequências deste estímulo/situação e se elas podem afetar nosso bem-estar e objetivos.

Imediatamente depois, uma resposta é dada para se ajustar à nova situação ou, então, tomamos medidas ou ações para modificá-la em uma mais adequada.

As emoções são necessárias para agir e pensar.

"As emoções não são obstáculo ao funcionamento da razão, pelo contrário, são essenciais ao mesmo. A emoção bem dirigida parece ser o sistema de apoio sem o qual o edifico da razão não pode funcionar eficazmente", Antônio Damásio.

Estar estressado ou ansioso limita a capacidade da memória de trabalho, o que por sua vez dificulta o aprendizado ou a execução de uma nova tarefa.


O antídoto? Bem, para começar fazer exercícios, ter uma dieta saudável e uma boa noite de sono. Tem também a parte da suplementação, entender o que falta ou está em excesso no organismo. E dá-lhe exame para entender. Um nutrólogo bom resolve isso facinho, ele está aí para isso!


Nós, humanos, temos recursos limitados para armazenar informações para uso posterior.  E a memória também falha bastante.

Aí que entra a automação, que nos ajuda a aliviar a carga sobre nossa memória de trabalho, liberando nossa mente para conquistar novas tarefas – o tipo de coisas que facilitarão o crescimento da nossa empresa, carreira no médio e longo prazo, relacionamento e nosso bem estar, a gente com a gente mesmo.

Sim, importante olhar o nosso umbigo. Como em avião, precisamos primeiro colocar a nossa máscara, para assim conseguir ajudar o outro. 

A automação ajuda a economizar recursos cognitivos preciosos para as coisas que importam, na vida profissional e na vida pessoal.

E esse balanço é fundamental.


Andre Cruz

Autor, Professor e Palestrante

Estrategista comportamental

Expert em Neurociência e Comportamento

Investidor anjo

Founder CEO > ACDI www.acdi.com.br

Founder CEO > Neura www.neura.cx



Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos