Aprendizados Natura

Aprendizados Natura

O que você pode aprender com a Natura?

Falando especificamente sobre mentalidade de marca e empresa, a Natura tem muito a ensinar.

Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira do mercado de beleza e cuidados pessoais. Todavia ela sempre se manteve forte em seus princípios, propósitos e valores, evoluindo seu DNA constantemente, criando uma conexão muito forte com seu público.


"A marca cuida muito bem da sua comunidade, melhor dizendo, das suas comunidades"


Unindo estratégias locais em harmonia com as estratégias globais, ela cuida desses ecossistemas de forma a gerar muito valor à toda a cadeia da marca, buscando sempre a relação mais sustentável possível:

Fábricas com reuso de recursos naturais (uso de água pluvial e energia solar, além de inúmeras ações do cotidiano como compra de produtos e formatos de descarte).

Preservação da Amazônia com investimento da comunidade local facilitando pesquisas para identificar possíveis ingredientes, desenvolvendo técnicas de gerenciamento de campo, apoiando redes territoriais e disponibilizando orientações sobre questões de diretos trabalhistas, além de criar incentivos para as comunidades preservarem a floresta.

O Marketing tem foco em priorizar a educação nas lojas, eventos e ações diversas, com destaque em seu storytelling à história do produtos, de seus ingredientes, da forma como a natureza é enaltecida e das pessoas envolvidas na produção. Trazendo a mensagem de múltiplas maneiras, respeitando o ambiente que elas estão envolvidas. Desde uma comunicação mais soft, até mesmo ações imersivas com tecnologia aplicada, em festivais culturais, por exemplo.

Outra ação importante a ressaltar é o poder das parcerias que a Natura realiza constantemente. A marca impulsiona outras empresas, instituições e comunidades para garantir que o impacto do embasamento científico e da confiança se tornem evidentes nos produtos, experiências e comunicações finais.

Parcerias sustentáveis, ou seja, uniões com empresas que possuam o mesmo propósito de sustentabilidade, com produções biodegradáveis, extrações não degradadoras, que fazem com que a floresta seja mais rentável de pé do que devastada, gerando um ciclo muito valioso para suas operações e para o mundo.

Essas estrategias podem ser muito bem usadas pelas pequenas marcas, pelas marcas locais e previamente implementadas por novas marcas que irão surgir daqui pra frente, unindo lucratividade à sustentabilidade.

Grande abraço.




Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos