A aprendizagem continua.

A aprendizagem continua.

Publicado em 12-12-2016

www.colunaengenharia.com.br

O Brasil está hoje entre os dez maiores produtores mundiais de energia eólica, tendo a região nordeste um papel de destaque neste cenário. Esta revolução da nossa matriz energética tem pouco mais de dez anos, e, nesse período, já podemos contabilizar alguns acidentes que se tornaram públicos. Em 12-04-2016 publicamos artigo sob o titulo “Lições de aprendizagem em parques eólicos: sinistralidade”, com o relato de um acidente numa das torres eólicas instaladas no município de Trairi - Ceará. De lá para cá, a lista de sinistros pode ser atualizada com outros acidentes.

Não é nossa intenção criar constrangimentos para um setor que entendemos como fundamental para o desenvolvimento do nosso país. Além do mais, são acontecimentos não exclusivos do Brasil. Em alguns países da Europa/Ásia existem comissões permanentes criadas especialmente para tratar deste assunto. No caso brasileiro, se faz necessário que os profissionais e organizações responsáveis discutam o tema, que ainda é objeto de aprendizagem por parte dos técnicos brasileiros. O crescimento da atividade deve contar com uma maior preocupação, por parte dos especialistas e responsáveis, quanto aos métodos e procedimentos e uma avaliação mais rigorosa dos impactos socioambientais aqui produzidos. A aprendizagem continua.

14/03/09 - Raio estraga turbina eólica na ilha de Fernando de Noronha (PE). Região do Porto Santo Antônio.

 21/11/2009 - Eólica explode na Praia de Formosa no município de CamocimEstado de Ceará.  

08/03/2014 – Torre eólica incendiada por descarga atmosférica no parque eólico localizada no alto da Serra do Rio do Rastro em Bom Jardim da Serra(SC).

19/03/2014 - Um aerogerador de uma usina eólica na região sul do Paraná. Em Palmas, incêndio com suspeita de raio.

20/12/2014 - Ventania derruba torre de energia eólica no município gaúcho de Santana do Livramento (RS). Complexo de Cerro Chato.

06/05/2015 - Incêndio de pequenas proporções atinge parque eólico em Parazinho, no interior do rio Grande do Norte.

14/09/2015 - Incêndio atinge aerogerador de usina eólica no litoral Norte do RN na zona rural de São Miguel do Gostoso

11/01/2016 - Uma falha técnica ainda não divulgada provocou a queda de uma torre eólica no parque de Embuaca, no município de Trairi – Ceará.

 09/08/2016 - Um aerogerador no povoado de Labino, zona rural de Ilha Grande do Piaui - Pedra do Sal Parnaiba (PI).

 15/10/2016 - O ultimo acidente com incêndio que veio a público ocorreu no parque eólico de Xangri-la, empreendimento considerado modelo. Incêndio atinge torre do parque eólico no litoral Norte do Rio Grande do Sul.

22-12-2016 - Torre de Parque Eólico desaba nas proximidades da comunidade de Taboquinhas, região de Igaporã, município que fica localizado a 147 quilômetros de Livramento de Nossa Senhora, sudoeste da Bahia, de propriedade da Renova Energia

Principalmente, devemos considerar que o índice de acidentes com pessoas sempre foi relativamente baixo, tendo em vista que a permanência de pessoas no interior das torres eólicas é muito pequena. Porém, existem situações que não podem passar despercebidas por engenheiros e técnicos de segurança do trabalho. Procuramos apenas contribuir para este processo de aprendizagem ao chamar a atenção da comunidade técnica, para a Segurança Ocupacional nas usinas eólicas, considerando também a possibilidade de acidentes dessa natureza causar incêndios, por exemplo, em áreas sensíveis (Exemplo: Parques ambientais). Nos acidentes citados, as dificuldades para combate dos incidentes ficaram patentes, quando nos referimos às locais isolados e com estruturas que chegam a atingir alturas superiores a 100 metros. As afirmações partem do próprio corpo de bombeiros. Em nosso treinamento de Segurança do Trabalho em parques eólicos temos tratado do assunto com imparcialidade reconhecendo que tais acontecimentos são inerentes ao processo de produção que podem e devem ser realizados sob supervisão e controle.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos