Aprendizagem criativa
Aprendizagem é um processo de mudança de comportamento obtido através da experiência construída, pela qual competências, habilidades, conhecimentos, crenças e valores são adquiridos ou mudados. Segundo a teoria do Cone ou da Pirâmide de Aprendizagem defendida pelo psiquiatra americano William Glasser, apenas quando desempenhamos um papel ativo, de protagonismo no nosso processo de aprendizagem, tendemos a de fato aprender.
A aprendizagem ativa é um processo que tem a aprendizagem do aluno em seu centro, não foca apenas no conhecimento, no que se aprende, mas foca principalmente no como se aprende. Sendo criada a partir do construtivismo enfatiza o fato de que os alunos devem ser providos de ambientes de aprendizagem, oportunidades, interações, tarefas e instruções que promovam a aprendizagem profunda.
Construímos conhecimento e entendimento em resposta a oportunidades e aprendemos melhor quando podemos de fato ver a utilidade do que aprendemos e conectá-lo ao mundo real.
Estruturas convencionais de ensino são ou muito inibitórias ou muito soltas e desorganizadas para engajar criativamente as pessoas no desenho de seu próprio futuro. Por outro lado, hoje temos a disposição as Estruturas Libertadoras (EL), métodos novos, práticos e fora do senso comum para ajudar a atingir nossos objetivos. Devido ao seu desenho, as EL distribuem o controle para que os participantes possam eles mesmos, à medida que a ação se desenrola, direcionar sua energia na conquista do seu saber .
Como você tem conduzido seu processo de aprendizagem? O conhecimento que você vem adquirindo tem gerado questionamentos e reflexões para a mudança, para a transformação de comportamentos, atitudes e hábitos? Você tem conseguido através do seu conhecimento gerar valor as pessoas e ao meio ambiente?
Pense nisso nas suas próximas escolhas. Temos um mundo de informação a nossa disposição e pouco tempo para explora-lo. Priorize oportunidades criativas de aprendizagem, que ofereçam experiências colaborativas, conteúdo atualizado e ensino diferenciado, para que você se torne aquilo que de fato você é capaz de se tornar.