Apresentação ao Radar Agtech

Apresentação ao Radar Agtech

"Em quatro décadas, o Brasil foi capaz de criar um modelo sustentável e competitivo de agricultura tropical sem paralelo no mundo, com uma agricultura baseada em ciência, inovação e empreendedorismo. O país deixou de ser um importador de uma grande diversidade de alimentos e tornou-se um dos maiores produtores e exportadores a partir de várias cadeias produtivas, como de soja, milho, cana de açúcar, suínos, aves, café, laranja, entre muitos outros ativos da nossa rica agropecuária.

Para superar os desafios contemporâneos, nos últimos dois anos, o Brasil vem desenvolvendo um vibrante ecossistema de inovação agropecuária. Esse ambiente conta com o dinamismo do setor privado, a solidez das instituições de ciência e tecnologia, e o direcionamento estratégico do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) com políticas públicas norteadoras para que os esforços em inovação gerem impactos no setor e para a sociedade.

É com o olhar da agricultura que evolui que o MAPA, por meio da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação, apoiou a realização do Radar Agtech 2020/2021. Trata-se do mais completo e amplo mapeamento das startups que operam no agronegócio em segmentos antes, durante e depois da porteira, nas mais diversas cadeias produtivas e seus elos.

O Radar Agtech Brasil 2020/2021 apresenta 1.574 Agtechs nesta nova edição, o que mostra que o ecossistema de inovação agropecuária brasileiro é certamente um dos mais dinâmicos do mundo. Hoje contabilizamos mais de 20 hubs de inovação agropecuária distribuídos por todo o território nacional.

Esses avanços são parte dos esforços do MAPA focados em cinco eixos estratégicos de inovação, conforme materializados na Estratégia Federal de Desenvolvimento (EFD 2020-2031). Esses eixos visam posicionar o agronegócio brasileiro como referência na promoção de saúde e qualidade de vida para a sociedade mundial, por meio da produção eficiente e da entrega efetiva de produtos, serviços, processos e seus derivados, com base em sustentabilidade, bioeconomia, agricultura digital, inovação aberta e sistemas alimentares contemporâneos.

Estamos superando os desafios da contínua transformação pela qual o campo vem passando. O cenário apresentado pelo Radar Agtech mostra que esse caminho está sendo trilhado de maneira sólida e consistente. Dessa forma, pretende-se intensificar a transformação do agronegócio, por meio do desenvolvimento e da incorporação de novas tecnologias biológicas, digitais e portadoras de inovação, permitindo o crescimento da agropecuária, com sustentabilidade econômica, social e ambiental.

É com muita satisfação que apresentamos a Edição 2020/2021 do Radar Agtech. Em um ano desafiador para todo o mundo, vimos que o Agro não parou, assim como não parou a dinâmica de crescimento e amadurecimento das agtechs no Brasil. Estamos certos de que ainda temos uma longa jornada pela frente, mas a trajetória até então tem mostrado que estamos no caminho certo."

Fernando Silveira Camargo

Secretário de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação

Entre para ver ou adicionar um comentário

Conferir tópicos