Apresentações em PowerPoint
Venho trabalhando com Gestão de Documentação Técnica e Ensino para empresas há algum tempo e devo lembrar um certo princípio sobre apresentações em Powerpoint que pode transformar seu trabalho com slides.
Princípio 10/20/30 para Apresentações de Powerpoint
Este princípio foi criado por Guy Kawasaki um ótimo conferencista, palestrante que trabalhou em diversas grandes empresas.
A coisa é bem simples:
Uma apresentação em PowerPoint (isso serve também para o Keynote) deve ter dez slides, não durar mais que vinte minutos e não ter nenhuma fonte menor que trinta pontos.
Parece radical, mas não é. Pense que o foco de uma apresentação é seu conteúdo, seu apresentador e a possibilidade de instigar os participantes e não os slides. Eles só servem para pontuar assuntos, apresentar conceitos, ilustrar ideias e instigar atenção.
Lembre-se que a atenção das pessoas é coisa volátil e dura no máximo 30, ou 20 minutos. Assim, usar 10 minutos da atenção de alguém para introduzir assuntos, incitar ideias/questionamentos e expor argumentos é mais que útil para explorar o restante do tempo de atenção dos participantes.
Este princípio se adequa perfeitamente as apresentações comerciais, de vendas, para levantar fundos para seus projetos, para formar uma parceria, etc.
- Dez slides. Nós estamos acostumados a agrupar informações para lidar melhor com elas, como números de telefones em pares. Porém, há um limite para a retenção de informações por vez e ele é 10 informações. Por isso os bons guias e passo-a-passo tem no máximo dez tópicos, ou assuntos, ou tarefas a serem cumpridas. Entendeu? Então da próxima vez que for criar uma apresentação pense como dividir o conteúdo em no máximo dez pontos.
- Vinte minutos. Como eu descrevi acima a atenção das pessoas, inclusive a minha e a sua tem um limite e você não quer desperdiçar esta janela de oportunidade, não é? Então concentre-se em expor seus tópicos em 2 minutos para cada slide. E aproveite o resto do tempo com o que realmente interessa, a relação entre você apresentador e o participante. Seja você o centro da atenção.
- Fontes de trinta pontos. Uma das coisas mais desagradáveis para alguém que participa de uma apresentação com exibição de slides é não poder ler o que está sendo exibido. Pense; você sabe a importância do camarada na última fila ou do outro lado da longa mesa? Você sabe se tem alguém míope que esqueceu os óculos justamente na sua apresentação? Pois é, fontes grandes é uma forma de atender a todos, sem excessão. Além do mais que fontes desse tamanho evitam que você escreva muito nos slides. E não há nada pior que slides que roubam a atenção do participante em relação ao que apresentador diz.
Considere este conselho e da próxima vez que você for fazer uma apresentação use o Princípio 10/20/30 e colha os frutos do sucesso com este simples ato.
Caso você queira aprender mais sobre como fazer grandes apresentações com slides recomendo que você leia o livro Presentation Zen de Garr Reynolds.
Professor de Gramática, Literatura e Produção Textual
9 aÓtimas informações. Kalmidáh!
Especialista em negócios imobiliários | Negócios imobiliários
9 aArrasou Lucas e obrigada por compartilhar.