As Armadilhas da Economia Empresarial: 7 formas de poupança que os empresários podem estar a adotar de forma ERRADA
A poupança é crucial, mas fazê-la de forma ERRADA pode custar caro.
Poupança, poupança, poupança – uma obsessão quase doentia para muitos empresários. Mas será que o estão a fazer isso da maneira certa? Prepare-se para desafiar a sabedoria convencional, pois a TAB compilou sete formas de poupança que muitos empresários teimosos estão a fazer de forma ERRADA.
1. Reduzir o investimento em Marketing
Reduzir o orçamento de marketing será uma boa maneira de economizar? Não! Cortar gastos com marketing pode resultar em menos exposição e, eventualmente, menos clientes. Em vez disso, reavalie as estratégias de marketing e encontre maneiras de obter um retorno melhor sobre o investimento.
2. Cortes de Pessoal
Achava que reduzir a equipa até que a empresa se pareça com um deserto é a solução para todos os seus problemas financeiros? Bem, não é bem assim! Demissões em massa podem levar a uma queda de motivação, aumento da carga de trabalho e, a longo prazo, enfraquecimento da qualidade do serviço ou produto. Em vez disso, tente otimizar a sua equipa e explorar soluções inovadoras para manter o equilíbrio.
3. Ignorar a Inovação
A inovação é muitas vezes a chave para superar desafios e deixar a concorrência para trás. Os empresários têm de investir em pesquisa e desenvolvimento e manter a chama da inovação acesa.
Recomendados pelo LinkedIn
4. Optar sempre pelos preços mais baixos
Comprar apenas com base no preço mais baixo pode ser tentador, mas podemos acabar por descartar a qualidade do serviço ou produto. Os gestores têm de analisar o valor global de um fornecedor, incluindo qualidade, confiabilidade e suporte pós-venda, antes de pensar em economizar.
5. Colaboradores Sem Formação
Para muitos gestores, a formação de equipas parece um desperdício de tempo e dinheiro. É preciso ter em consideração que colaboradores bem treinados são mais produtivos, estão mais motivados e mais propensos a ficar na empresa a longo prazo, poupando muitas horas de recrutamento e seleção, novas formações e mais importante: erros operacionais.
6. Não se adaptar às novas tecnologias
Manter tecnologias mais antigas para economizar dinheiro? É uma estratégia condenada! Os líderes empresariais devem avaliar regularmente as tecnologias que usam e atualizá-las para se manterem na vanguarda da eficiência e competitividade.
7. Sustentabilidade como Tabu
A sustentabilidade é frequentemente vista como um custo adicional. No entanto, adotar práticas sustentáveis não é apenas benéfico para o planeta, mas também pode economizar dinheiro a longo prazo. Reduza o desperdício, conserve recursos e faça a diferença – para o seu bolso e para o mundo.
Por isso, da próxima vez que estiver a pensar em poupar, lembre-se destas armadilhas. A poupança é crucial, mas fazê-la de forma ERRADA pode custar caro. É hora de desafiar o status quo e repensar a forma como economiza, para que o seu negócio possa prosperar verdadeiramente.