Arquitetura das coisas
Pinacoteca do estado praça da luz luz, são paulo estado de são paulo, brasil Fotografia: Amanda Lins Instagram: castelodepapel

Arquitetura das coisas

Inevitavelmente a arquitetura e o design está presente na vida de todos nós, lhe convido para fazer uma reflexão sobre o seu dia de hoje, e a sua rotina, e me responda. É possível existir sem que você não tenha contato com um objeto derivado de design e arquitetura?

A resposta é não. A arquitetura é uma condição humana, uma construção coletiva, o design uma necessidade humana como resposta e solução a problemas cotidianos, a cidade é o resultado de diversas formas, vontades, arquiteturas, designs e propósitos físicos não formais.

Ainda que se refiram a esse ofício como "arte, poesia petrificada", e outras coisas mais, que inclusive é muito lúdico, simbólico e bonito, é possível perceber nessa jornada profissional um grande leilão de valores, e o próprio não entendimento da sociedade da sua necessidade sobre esse profissional.

 

É muito comum associar a arquitetura/design ao luxo, cores de tapete e coisas não importantes, superficiais.

Mas a realidade é a seguinte: goste ou não, por menor que seja a composição de objetos, cores, espaços ou até mesmo a cor da luz, interferem no seu corpo e psicológico, que silenciosamente respondem aos estímulos e escolhas.

A arquitetura na verdade é uma mais valia, que deve ser usada para contribuir para a sociedade, e por mais que muitas vezes seja desvalorizada por percepção equivocada dessa mesma estrutura social, a arquitetura e o design são sempre sinceros. Para conhecer uma sociedade basta observar como esse ser vivo responde as necessidades das suas partes contribuintes.

 

O produto final de qualquer tipo de projeto, é uma resposta a necessidade de seu cliente, ou seja, já observou algum edifício hoje e se questionou, qual pergunta/problema que aquele produto atende ou responde?

Já olhou um simples ponto de ônibus e refletiu, sobre a quem ele atende? A lixeira da praça, por que tem esse formato?

Ao contrário do que se pensa, não estamos aqui para impressionar ninguém, mas (estamos aqui para) atender a demandas e responde-las, temos a forma como instrumento de expressão, a função soa quase como um mantra, a solidez uma ambígua necessidade, visto que somos muitas vezes questionados sobre o porquê de formatos de pilares tão esquisitos ou a ausência dos mesmos...

 

Agora lhe convido a refletir, se sua casa, a do vizinho e a minha fossem iguais, seriamos felizes?

A resposta técnica é não, pois temos tamanhos, medidas, objetos e gostos diferentes.

Qual o significado da nossa breve existência, se não podemos ter nosso espaço, que de fato é uma extensão da nossa mente?

A resposta psicológica é que independente do espaço, as construções sociais, serão diferentes, as experiências formarão sempre caminhos diferentes.

 

O convite é simples, sinta e observe a cidade, arquitetura e design ao seu redor, do começo ao fim, sempre estaremos lá!

De forma objetiva ou extravagante.

Aproveitem a viagem!

Cristiane Leite

Six Sigma (6σ) Black Belt | MBA Project Management | Mechanical Engineering | Advanced Manufacturing Engineer (AME) | Manufacturing | Teacher | Innovation and Digital Transformation Researcher

2 a

Uma visão interessante que nos leva a refletir sobre o significado da arquitetura!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos