A arte da desenrolabilidade
Todos nós conhecemos alguém que parece estar numa eterna corrida contra o tempo. Prazos descumpridos, compromissos esquecidos e uma constante desordem são a marca dessas pessoas, que jamais têm as coisas sob controle e vivem inventando justificativas para seus atrasos e falhas. Em contraste, há indivíduos que se distinguem pela eficiência e por fazerem acontecer. É aquela ou aquele colega que parece fazer tudo fluir excepcionalmente bem, que administra imprevistos, que é responsável e sempre honra seus compromissos; que, enfim, descomplica o complicado.
Foi observando as características das pessoas desse segundo grupo que nosso time de tecnologia, durante um encontro de liderança, cunhou o neologismo “desenrolabilidade“. O termo define bem esse atributo, que eu – e muita gente – considero essencial para o êxito em qualquer esfera da vida, mas particularmente na esfera profissional.
Trabalhar no GRAN exige tanto talento para a inovação como agilidade, pois temos um compromisso obsessivo com o sucesso dos nossos alunos e com a melhoria contínua dos nossos processos e produtos. Aqui, aqueles que não gerenciam bem suas demandas logo se destacam – e não de um modo positivo. É que sabemos bem como quem se enrola prejudica não somente a si próprio. Na verdade, todos ao seu redor são afetados por sua característica falta de organização: de meros colegas de empresa a parceiros de vida e de trabalho, de amigos a familiares. Aí reside, então, nossa primeira lição vital: desenrolar-se é um ato de amor-próprio e também de cuidado para com todos a nossa volta.
Se você tem se sentido sobrecarregado ultimamente, talvez seja hora de adotar a desenrolabilidade no seu dia a dia. Tenho algumas dicas poderosas para ajudá-lo(a) nisso, mas, antes de apresentá-las, preciso que você entenda que elas só são eficazes para quem cultiva mesmo o espírito da “desenrolabilidade”.
Recomendados pelo LinkedIn
Veja, uma pessoa genuinamente desenrolada não se perde em reclamações sobre tudo e todos, tampouco se distrai em meio a discussões sobre mercado, política ou outras questões que não levam a nada. Ela não procura desculpas para evitar soluções; em vez disso, foca em uma única questão: “Como posso resolver isto?”. Com essa mentalidade, ela não só enfrenta os desafios como os supera com sucesso. Tenha isso em mente ao tentar implementar uma ou algumas das seguintes sugestões que ajudam a desenrolar:
Acredite: a desenrolabilidade transforma vidas. Transforme a sua também!
E então, qual dica lhe pareceu mais útil? Comente abaixo.
Coordenação de equipe | Administrativo | Eventos | Atendimento
8 mAlgumas já coloco em prática, colocarei as demais, muito bom viu. Artigo extremamente necessário.
Agente administrativo
9 mEstudando pelo Gran consegui ser aprovada no concurso para agente Adm. Muito obrigada por deixar o curso acessível a todos, pois não precisa pagar caro para adquirir assinatura . Amanhã vou tomar posse e se Deus quiser é só o começo.
Professora - Dra. e Me. em Educação | Psicopedagoga| Consteladora Método Werner | Consultora Socioemocional ARCO EDUCAÇÃO.
9 mLevarei isso em consideração