A arte do processo de seleção!

A arte do processo de seleção!


Para um especialista em processo seletivo, captar o profissional ideal para uma determinada vaga é um desafio constante pois são vários critérios analisados que engloba o C.H.A – (Conhecimento, Habilidades e Atitude);

Por mais que o profissional da área de Recursos Humanos tenha todas as técnicas possíveis para identificar o profissional com o perfil mais adequado para assumir a função, ele precisa ter a sensibilidade humana de saber que em sua frente existe, um jovem querendo iniciar a carreira profissional, um pai que está na luta para o sustendo da família, uma mãe que a precisa ingressar no mercado de trabalho no pós parto, um profissional com vastas experiências profissionais e que se submete a deixar seus certificados na gaveta e assumir cargo que nunca exerceu para se sustentar, aposentados que buscam agregar ainda mais seu capital intelectual nas empresas, porem são julgados por estarem tirando o espaço de um profissional mais novo.

Nós RH, gestores, diretores precisamos entender que durante uma entrevista de emprego estamos diretamente ligados com pessoas, que tem seus anseios, conflitos, crenças, pressão da família, da sociedade em geral e que são seres humanos e não objetos descartáveis. E para isso temos a obrigação de zelar pela integridade emocional do candidato durante a entrevista de emprego, seja nas perguntas que fazemos para validar suas experiências e seus objetivos, quanto na orientação que podemos dar caso o profissional não se enquadre na vaga proposta.

Precisamos urgentemente se colocar no lugar do outro, saber que já ficamos nervosos, criamos expectativa de sermos contratados, ficamos ansiosos quando os recrutadores informam o dia do resultado, ficando com o celular na mão e abrindo a caixa de e-mail, acreditando que a qualquer momento receberemos a frase: - Parabéns você foi aprovado e precisa trazer seus documentos para a admissão!

Estamos numa era tecnológica que tudo é um click, em que um resultado é somente uma frase dizendo que o currículo vai estar no banco de talentos para outras oportunidades. Estamos esquecendo que as palavras têm poder e que por mais que o recrutador identifique que o candidato não tem perfil para vaga ele tem a responsabilidade de fazer com que o candidato saia da seleção fortalecido, se sentindo valorizado mesmo não sendo contratado. Que aquele momento da entrevista ele saiu com várias dicas para o mercado de trabalho.

Perdi as contas de quantas pessoas já entrevistei, perdi as contas de quantas vezes aprendi em cada entrevista que realizei, pois aprendo com as histórias, com os sonhos, com os objetivos de cada profissional que vem com sede de uma oportunidade.

O Processo seletivo é definitivamente uma arte em entender a humanidade e sempre será uma escola de vida para os profissionais que precisam ter razão para contratar a técnica, mais precisa ter a emoção e respeito aos valores humanos, zelando sempre pela integridade daquele SER.

 




Carlos Magno da Rosa Vivian

Engenheiro Mecânico, Gerente de Projetos, Especialista em Planejamento

4 a

Concordo. Em qualquer trabalho conjunto a relação ganha-ganha deve existir. Quando entrevisto procuro ter o cuidado de somente fazer perguntas técnicas depois que sinto o entrevistado a vontade, sem medo e capaz de mostrar o melhor dele. Da mesma forma é preciso desarmar aqueles que chegam com discursos prontos e autosuficiencia elevada.

Beteaner Carvalho

Mentora para mulheres empreendedoras

4 a

Parabéns por teu texto humano e esclarecedor. 💕

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos