Artigo #8 – Tendências da EaD
Como vimos no artigo #2, a educação a distância evolui de acordo com as mudanças que ocorrem na sociedade. É um movimento constante que se alimenta de novas tecnologias, novas metodologias pedagógicas e novos comportamentos sociais, ao qual devemos estar sempre antenados.
Por isso é importante tentarmos identificar as tendências, procurar visualizar o que vem pela frente, para onde as coisas caminham. Ouvi certa vez essa frase do prof. Dr. Cláudio Felisoni (Provar/FIA): “Nossa lanterna precisa estar na proa”. Ou seja, em se tratando de negócios, precisamos estar com os olhos apontados para a frente, para o futuro.
Se nosso olhar estiver focado no retrovisor, veremos somente o que passou, o que é velho, e vamos somente reproduzir o que já existe. Agindo assim, é possível que nosso projeto de EaD já nasça velho, desatualizado e descolado da realidade.
Como as coisas mudam em uma velocidade cada vez maior, é fundamental procurarmos nos manter informados e alertas, visando identificar tendências, que devem nortear nosso projeto para que criemos uma coisa nova, moderna e inovadora.
Identifico algumas tendências na área de educação a distância nos campos da tecnologia, metodologia e conteúdo. Com certeza outras virão em breve, ou já estão chegando.
No que tange à tecnologia, o grande volume de cursos online é baseado hoje no modelo e-learning (electronic learning), com aulas ministradas pela internet e alunos participando pelo computador. A tendência é a de migração desse modelo para o m-learning (mobile learning), onde os conteúdos são acessados através do telefone celular. Para que isso possa ocorrer, as aulas precisam ser pensadas para serem ministradas por meio de aplicativos e games. A dinâmica muda. Os alunos podem aproveitar um pequeno tempo livre para estudar, durante seu deslocamento (transporte), em momentos de espera (consultório médico, aeroporto, filas…), em horários de refeição, etc. Com a utilização de aplicativos, é possível ao aluno baixar o conteúdo das aulas quando tem uma boa conexão com a internet para estudar offline, nos horários de sua preferência.
Com relação à metodologia, a maior parte dos cursos virtuais é formada por programas completos nos moldes dos cursos presenciais, aplicados a distância. Conteúdo, carga horária e metodologia pedagógica são os mesmos dos cursos de sala de aula. Aqui a tendência é a de se criar programas pensados para o ambiente virtual e aplicativos, no formato de trilhas de aprendizado – cursos de menor duração adaptados às necessidades individuais de cada participante, onde o aluno vai seguindo um caminho predeterminado para ele, eliminando etapas até chegar ao ponto desejado. Com essa visão estão surgindo conceitos como rapid learning (cursos rápidos e flexível), micro learning (cursos partilhados em pequenas etapas) e pílulas de conhecimento ou pílulas de aprendizado, que objetivam adaptar os conteúdos à nova realidade.
Em se tratando de conteúdo, prevalecem atualmente os cursos online desenvolvidos com foco nos conceitos, ministrados através de aulas expositivas. Os objetivos são a transmissão e a construção do conhecimento. A tendência é o surgimento de novos programas focados na aquisição de competências por parte dos alunos. Uma competência é aliança do conhecimento (saber) com a habilidade (saber fazer) e com a atitude (agir). Esses programas mesclam conteúdo teórico, atividades práticas e chamadas à ação, permitindo que os participantes recebam as ferramentas necessárias para a aquisição de novas competências. Aqui as aulas serão mais colaborativas e dinâmicas, utilizando ferramentas didáticas como construção de cenários e jogos de empresas, com o objetivo de aplicar os conceitos à realidade prática e medir o resultado das decisões tomadas.
O certo é que não dá mais para se criar projetos de EaD baseados somente no que já se faz atualmente. Programas online inovadores, criativos e relevantes, exigem uma adaptação às tendências que se tornarão realidade em um futuro próximo.
No próximo artigo vamos abordar os principais desafios da educação a distância.