ASH 2019: a importância do cuidado ao paciente

ASH 2019: a importância do cuidado ao paciente

Acompanhei a 61º edição de um dos congressos mais importantes do mundo sobre os avanços da medicina para doenças hematológicas, organizado pela Sociedade Americana de Hematologia (ASH). Neste ano, o cuidado com o paciente dominou as discussões, algo que me deixa orgulhosa.

O entendimento das doenças hematológicas cresceu no decorrer de tantos encontros. Em todos os congressos que participo, sou alimentada pela esperança do progresso do diagnóstico e tratamento de doenças complexas, como o câncer.

Enquanto os números de casos nos assustam – há projeções que demonstram que as mortes por câncer cresceram 2 vezes mais nos últimos 10 anos em relação à outras causas de morte -, noto que a medicina está finalmente vivenciando uma década de inovações.

E o melhor: inovações reais, que podem ajudar o paciente não apenas tratar uma doença, mas desfrutar da melhor maneira de conviver com ela. O movimento do paciente como centro das discussões não é uma novidade: nos últimos encontros da ASCO, vimos essa mudança de comportamento por conta da evolução da medicina personalizada.

No ASH, este movimento é semelhante. Com a chegada de tecnologias que possibilitam o diagnóstico dos tumores e tratamentos com menos toxicidade e efeitos adversos, estamos vivenciando a possibilidade de pacientes, mesmo com cânceres complexos do sangue, terem uma alternativa terapêutica. O ponto inovador é que os cânceres do sangue sempre tiveram como desafio a melhor compreensão sobre seu complexo desenvolvimento para o aprimoramento no diagnóstico e, principalmente, no tratamento.

E a Amgen foi pioneira ao contribuir com abordagens inovadoras e seguras para o paciente: no ASH apresentamos atualizações do BiTE® – tecnologia que possibilita que o anticorpo monoclonal tenha dupla ligação - enquanto um lado se liga ao sistema imune estimulando combater a célula tumoral, o outro se liga à célula cancerígena promovendo o ataque e destruição da célula tumoral.

Outra novidade foi o estudo CANDOR de fase 3, que trouxe resultados para pacientes com mieloma múltiplo – um tipo raro de câncer do sangue – com a doença recidivada e refratária. Os resultados mostram combinação de medicamentos que proporciona uma redução de 37% no risco de progressão da doença ou morte desses pacientes.

É indescritível ver a medicina trazendo soluções que realmente impactam a vida dos pacientes! Que 2020 traga ainda mais conhecimento e novas perspectivas na vida de todos nós

Grandes resultados publicados no ASH e a Amgen presente nessa nova fase da hematologia... orgulho de fazer parte desse time 👊🏻👊🏻

Ricardo Cremonini

Market Access Manager | AbbVie

5 a

Excelente abordagem! Nada como nunca perdermos a essência de que trabalhamos para melhor atender e dar recurso de novos tratamentos para nossos pacientes. Obrigado pelo compartilhamento Tatiana. Abraços

Camile Castilho Fontelles, PhD

Global Sr Manager for R&D Knowledge and Learning - Amgen

5 a

Orgulho gigante de trabalhar com gente como você, em uma empresa como a Amgen, que não medem esforços para colocar o que importa em destaque, o cuidado com o paciente!

Thiago Pastore

Diretor de Recursos Humanos na Amgen - Apaixonado por Pessoas, Gestão de Carreira e RH Estratégico | RH Head

5 a

Excelente artigo Tati e obrigado por compartilhar!!!

Sebastian Sorsaburu, MD

Vice President, Medical Affairs. Global Medical Strategy

5 a

Great article Tatiana!!!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos