Aspectos importantes para haver sucesso em um processo de mentoria

Aspectos importantes para haver sucesso em um processo de mentoria


Cada vez mais a participação ativa das pessoas influencia os mais diferentes processos de desenvolvimento dentro e fora de Organizações. Entende-se que a implicação pessoal, precisa ir além de consumir palestras ou leituras sem processar o aprendizado através de reflexão e experiência na prática.

Vamos falar em Mentoria, processo que parece que está na "moda", porém precisa existir alguns pilares que o sustentam como prática eficiente.

Uma boa mentoria, depende de uma relação de aprendizagem recíproca entre mentor(a) e mentorado(a). Juntos, formarão uma parceria para trabalhar de forma colaborativa para alcançarem objetivos definidos mutuamente que se concentram em desenvolver suas habilidades, conhecimentos e pensamentos para gerar mudança.

Gosto sempre de lembrar, o mentorado(a) já vem em uma caminhada de vida, o mentor (a) o acompanhará durante um tempo para contribuir com o seu desenvolvimento, assim o instigando a ter mais autonomia e independência no tema que o fez buscar mentoria.

Para ter sucesso, essa relação deve ter os seguintes elementos: reciprocidade, aprendizado, relacionamento, parceria, colaboração, objetivos mutuamente definidos e desenvolvimento.

Vejamos mais de perto cada um desses elementos:

  • RECIPROCIDADE

Isso significa envolvimento igual por parte de mentor(a) e mentorado (a). Ambos têm responsabilidade com o relacionamento, bem como ambos tem muito a ganhar. Embora os(as) mentorados (as) muitas vezes se perguntem o que o mentor(a) tem a ganhar do relacionamento, há mais do que você poderia esperar. Mentores(a) dizem que sentem uma grande satisfação em compartilhar seus conhecimentos e experiências, além de ter suas próprias perspectivas se expandindo como resultado do envolvimento em um relacionamento de mentoria. Muitas vezes, a experiência reafirma seus próprios valores pessoais, propósitos e os ajuda a se reconectar às pessoas em sua organização, além de reenergizar pela troca.

  • APRENDIZAGEM

O objetivo principal da mentoria é a aprendizagem. O relacionamento pode ser bom e ter conversas agradáveis, mas sem a presença de aprendizagem não há mentoria. Aprender, é mais do que simplesmente adquirir conhecimento, o que, embora importante, é apenas um aspecto de aprendizagem. O aprendizado que ocorre em um relacionamento de mentoria é uma aprendizagem ativa: o(a) mentorado(a) amplia perspectivas; conhece mais sobre  os meandros da organização, área ou profissão; um maior entendimento do que funciona e não funciona; e, o mais importante, um maior autoconhecimento e autocompreensão. Através de reflexão crítica, é possível que haja transformação pessoal, pois desta forma o ciclo de aprendizagem está completo.

  • RELACIONAMENTOS

 Os relacionamento não ocorrem por mágica, leva tempo e dão trabalho. Trabalhar no relacionamento é parte fundamental de uma mentoria eficiente. Precisa haver segurança para haver exposição pessoal, mostrar nossas vulnerabilidades e assim haver aprendizado. Sem haver a confiança, a dupla tende a levar as coisas para o lado pessoal, não trazer informações importantes, fazer suposições irreais e não aprofundar. Não havendo confiança, a mentoria pode ficar presa em regras e ferramentas ao invés de ser mentoria que gere mudança sustentável. Isso ressalta a importância de haver conversas autênticas e honestas dos dois lados, haver comprometimento com o relacionamento e rever os combinados.

  • PARCERIA

No passado, as relações de mentoria eram conduzidas praticamente pelo mentor, figura de autoridade. O mentorado(a) estava lá para receber a sabedoria e ser protegido, promovido e estimulado. O momento de hoje exige maior engajamento de ambos os parceiros em um relacionamento de mentoria. Como em qualquer outra parceria, acordos são estabelecidos e sintonizados com as necessidades uns dos outros. Cada parceria de mentoria é única e essa singularidade inclui toda a experiência, história, diversidade e individualidade que eles trazem para o relacionamento de mentoria.

  • COLABORAÇÃO

Como em qualquer parceria, o trabalho em um relacionamento de mentoria envolve colaboração, ambos envolvem-se em compartilhar conhecimento e aprender e construir consenso; na mentoria ambos determinam a natureza e os termos da colaboração, trazendo a sua própria experiência para as discussões que acontecem. É isto, dar e receber que contribui para o significado compartilhado e algo maior surge devido a este processo. A colaboração requer abertura por parte de ambos.

  • METAS DEFINIDAS MUTUAMENTE

É difícil atingir uma meta que não foi definida. Pode ser definido em sua mente, mas a menos que seja mutuamente definido com o seu parceiro de mentoria, você pode estar trabalhando em objetivos cruzados ou em objetivos diferentes. Esclarecer e articular os objetivos de aprendizagem é fundamental para alcançar um resultado de mentoria satisfatório. Quando falamos em objetivos, lembramos que nada é escrito em pedra, devem ser revisitados continuamente ao longo da mentoria para mantê-lo no caminho combinado. Sem objetivos bem definidos, o relacionamento corre o risco de perder o foco.

  • DESENVOLVIMENTO

 O foco em um relacionamento de mentoria está em autoconhecer-se para conseguir lidar melhor com situações atuais e assim chegar em algo no futuro, ou seja, desenvolver suas habilidades, conhecimentos e pensamentos para obter maior autonomia e maturidade no que está sendo buscado como foco.

O desenvolvimento pessoal, precisa gerar autonomia para depois que terminar a mentoria, o(a) mentorado(a) conseguir seguir a caminhada sozinha, sabendo os seus recursos internos e sabendo como buscar o que precisar. Por isso, é um processo de aprendizagem e não de transmissão de conhecimento e técnica.

Programas de Mentoria que qualificam seus mentores e mentoras com estes pilares, trabalhando estes conceitos, tem maior chance de sucesso.

Clailton Soares

Responsável Dept. Segurança Patrimonial

10 m

Feliz seu dia desde sua existencia como mulher. Feliz a obra prima que o criador formou desde o dia que nasceste. Feliz a familia que tem uma madri pérola que tu és. Feliz dia das mulheres.

Daniela Forgiarini Pereira

Curadoria de Carreira | Psicóloga | Doutorado em Planejamento de Carreira mediado pela tecnologia | Aceleração do Desenvolvimento de Herdeiros de Empresas Familiares

2 a

Querida Bibiana Zereu : gostaria de agradecer toda a sua dedicação com o Ecossistema! O seu vídeo para a pós em Mentoring da minha disciplina na PUCRS Online tem sido um sucesso! A Amanda Bettanin está responsável por montar o Programa de Desenvolvimento das Mentoras de Protagonismo Feminino da Viemar e da Piccadilly - com certeza, faremos contato com vc! Admiro demais o seu trabalho! Parabéns!!

Ana Claudia Jorgelewicz Petersen

Especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional | Consultora | Mentora | Educação Corporativa | Treinamento & Desenvolvimento

2 a
Tânia de Sant Anna

Mentora de Carreira e Recolocação | Análise e Diagnóstico de Carreira l Preparação para entrevista l Elaboração de Currículo l Consultora RH l Psicóloga l Palestrante l Linkedin Creator l Movimente sua carreira

2 a

Bibiana Zereu,excelente !!! Obrigada por compartilhar o seu conhecimento 😍

Cláudia Pereira

Psicologia | Coaching | Liderança | Desenvolvimento de Lideres | Autoconhecimento | MBTI | Jogos virtuais para desenvolvimento | Facilitação Digital | Empresas familiares

2 a

Muito bom! Parabéns pela clareza Bibiana Zereu

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Bibiana Zereu

  • Garantindo o Futuro nas Empresas Familiares: Alinhamento, Sucessão e Sustentabilidade

    Garantindo o Futuro nas Empresas Familiares: Alinhamento, Sucessão e Sustentabilidade

    A gestão de empresas familiares é uma jornada fascinante e desafiadora. Esses negócios carregam histórias, valores e…

  • A Idade é um Ativo!

    A Idade é um Ativo!

    Vivemos em tempos intrigantes. A longevidade está aumentando, e muitos de nós estamos redescobrindo o que significa…

    3 comentários
  • Skill Stacking: A Arte de Combinar Habilidades para se Tornar um Profissional Único, Especialmente Após os 50

    Skill Stacking: A Arte de Combinar Habilidades para se Tornar um Profissional Único, Especialmente Após os 50

    Oi pessoal, vamos bater um papo sobre um conceito que tem ganhado cada vez mais atenção no mundo do trabalho: o "Skill…

    8 comentários
  • Bem estar, como dar fluidez em lidar com o estresse diário

    Bem estar, como dar fluidez em lidar com o estresse diário

    Bem estar, como dar fluidez em lidar com o estresse Já notaram a quantidade de posts, dicas, conselhos, etc sobre como…

    10 comentários
  • Mulher Maravilha está adoecendo

    Mulher Maravilha está adoecendo

    Cresci assistindo os episódios da Série da Mulher Maravilha, encantada com aquela mulher que fazia tudo, salvava todo…

    13 comentários
  • Jornada da heroína e sororidade

    Jornada da heroína e sororidade

    Joseph Campbel ao escrever sobre a Jornada do herói, trouxe para nós o arquétipo masculino que vivenciamos ao longo da…

    3 comentários
  • Mentoria Mulher para Mulher- é diferente mesmo?

    Mentoria Mulher para Mulher- é diferente mesmo?

    Atuo em algumas empresas privadas e alguns grupos não governamentais com o intuito de implementar Programas de…

    20 comentários
  • Reputação e Mentoria

    Reputação e Mentoria

    #mentoria Cada vez mais, estamos inseridos em um mundo repleto de desafios, incertezas e instabilidades, o tão falado…

    2 comentários
  • Mentoria, simples assim?

    Mentoria, simples assim?

    Mentoria, modelo criado pela deusa Atena, na qual na utilização da sabedoria própria ajuda-se o outro a tornar-se mais…

  • Você está mentorando- e está funcionando?

    Você está mentorando- e está funcionando?

    Mentorar é uma coisa boa, porém mesmo os esforços mais bem-intencionados para ajudar podem ser prejudicados por uma…

    1 comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos