Assédio no ambiente de trabalho: o que fazer?
Hoje um tema bastante debatido mas na prática não vemos isso sair do discurso.
Nos meus quase 15 anos de experiência profissional já enfrentei por pelo menos 5 vezes situações de assédio moral e dessas vezes querem saber qual teve um desdobramento? Te convido a conferir nas próximas linhas
A partir de uma cultura empresarial, o quanto de fato consegue-se orientar os colaboradores e ter uma política eficaz nesse aspecto?
Das 3 vezes que citei, apenas uma teve um desdobramento em que vi uma ação direcionada e ela aconteceu no início da minha carreira onde ainda o tema não era disseminado, mas já acontecia, com apenas 15 dias de empresa alguém com um cargo acima do meu para ter uma informação operacional simplesmente perguntou aos gritos e eu ainda novo de empresa e de idade respondi o questionamento bem sem graça, mas pra minha surpresa os meus 2 líderes diretos estavam a menos de 50 metros e ouviram o ocorrido e o resultado disso foi a demissão do colaborador na mesma hora.
Com essa minha história aprendi o quanto uma simples postura equivocada, tom de voz pode ocorrer o assédio moral e não apenas isso, mas o quanto isso traz impactos psicológicos no emocional prejudicando a produtividade.
Conclusão, cada colaborador deve ser tratado de fato como um humano em qualquer empresa que estiver para prestar seus serviços independente de seu cargo e cabe a cada colaborador hoje não se calar, ter equilíbrio emocional e saber seu potencial no seu ambiente de trabalho.
#nãoaoassédiomoral #equilíbrioemocioal #inteligênciaemocional #rh #varejo #franquias #meunegócio #franchising #franchise #gestãodepessoas