Assédio moral

Incrível como há pessoas que têm a capacidade de fazer com que você se sinta incapaz.

Em todos esses anos de vida profissional, tenho observado um comportamento questionável em alguns "profissionais" e alguns deles, que estão na posição de liderança.

São pessoas que parecem não se importar o quanto suas ações interferem na vida das pessoas em seu redor, não sei se consciente ou inconscientemente, destroem a autoestima de seus companheiros de trabalho.

O que muitas pessoas não têm percebido (principalmente aqueles que exercem uma posição de liderança), é que produtividade está relacionada como a forma que você faz com que as pessoas que trabalham com você se sinta. Já vivenciei abusos em lugares onde trabalhei, tendo chefes que me fizeram sentir a pessoa mais incapaz do mundo, me fazendo sentir vergonha de falar e medo de tentar algo novo. Na verdade, já vivi dois tipos de experiência, relacionados a isso.

Em uma empresa, tive o privilégio de trabalhar com pessoas que acreditavam em meu potencial e foram excelentes em me orientar e me ajudar a desenvolver aquelas habilidade que eu não possuía. Hoje meditando a esse respeito, percebo claramente minhas limitações e o quanto aqueles líderes foram importantes pra mim, apesar da correria e dos desafios que enfrentava, me sentia motivado e me dedicava em aprender e fazer sempre melhor.

Muito do que aprendi como profissional e em gestão de pessoas devo a essa empresa e a esses líderes que enxergavam o melhor em mim. Sempre procurei fazer o mesmo com as pessoas com as quais trabalhei, maximizando o que a pessoa tem de melhor e orientando naquilo que a pessoa precisava melhorar.

Mas infelizmente não foi sempre assim. Logo me deparei com o assédio moral em uma outra empresa. Nesta tive duas chefes. A primeira, parecia querer sempre provar que o seu setor não cometia erros e que era melhor com os outros. Trabalho em equipe, sinergia entre os setores, troca de experiência e união, pareciam ser conceitos estranhos a ela. Em meio as suas guerras com outros setores, ela sempre tentava me colocar no meio, para que eu fosse lá, e assim como ela, brigasse (literalmente) com os outros gestores, para que suas solicitações fossem atendidas de imediato.

A segunda chefe que tive nessa empresa, era uma pessoa ainda mais dissimulada. Gritava comigo na frente dos subordinados, fazia questão de me humilhar, me chamar de burro e muitas vezes de pobre. Aguentei essas coisas calado, porque tinha medo de perder meu emprego, como apenas eu trabalhava em casa e meus pais dependem da minha ajuda, me submeti àquele tratamento. Não demorou muito para começar a me sentir incapaz, chorar constantemente, me sentia tão desacreditado em minha capacidade. Essa chefe até tentou me demitir, mas ela que foi demitida.

Essa é apenas uma das histórias que vivi e há outras também, sei que assim como eu, há muitas pessoas que não conseguem ir além em suas carreiras, porque se encontraram com "monstros" travestidos de pessoas em organizações. Lembro de ver funcionários entrando em depressão e outros desenvolvendo síndrome do pânico devido ao assédio moral que recebiam nas empresas que trabalhavam.

Hoje minha maior luta é contra mim mesmo. Continuar acreditando que sou capaz. Continuar estudando. Continuar correndo atrás dos meus sonhos. Eu realmente acredito que colhemos aquilo que plantamos e mesmo que pareça demorar, o tempo da boa colheita vem.


Marcio Luis de Araujo

MARKETING DIGITAL | GESTÃO DE MÍDIAS SOCIAIS | DESIGN GRÁFICO | GESTÃO DE TRÁFEGO PAGO | SEO | COPYWRITING

6 a

Verdade Leonardo Araújo

Leonardo A.

Professor at Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco.

6 a

Já vivenciei situações parecidas com as suas e, como complemento, da mesma forma que pude guardar lições valiosíssimas dos meus chefes bons, também pude tomar exemplos a não praticar de alguns poucos ruins que não sabiam nada, na prática, sobre liderança, valorização e compartilhamento.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Marcio Luis de Araujo

  • Violência contra a mulher

    Violência contra a mulher

    Somos chamados de sociedade pós-moderna, isso se deve a uma série de características que norteiam a forma como…

  • Mudanças

    Mudanças

    Mudanças sempre são bem-vindas! As mudanças fazem parte da vida humana. Mudamos a roupa, a casa, os gostos, os…

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos