ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO - SUPERIOR X SUBORDINADO ou SUBORDINADO X SUPERIOR
Este texto visa uma discussão interessante sobre a questão do Assédio Moral no ambiente de trabalho. Para que possamos entender melhor este tema, vale lembrar que o Assédio Moral não é “coisa” recente não, ele surgiu juntamente com as primeiras relações de trabalho. Atualmente vem sendo amplamente discutido, pois nos ambientes de trabalho modernos existe uma diversidade enorme de tecnologia e pouca solidariedade, dessa forma os sujeitos deixam de sofrer com esforços físicos, porém são mais afetados psicologicamente pelo fato de não poderem mais contar uns com os outros. A preocupação que predomina nas organizações é com “si mesmo”, o individualismo se manifesta, tirando o pouco espaço que o grupal ainda encontrava no ambiente laboral.
Essa situação abriu espaço para o assédio moral, que se caracteriza por comportamentos perversos ocorridos COM FREQUENCIA e que geram terror psicológico. É a constante disputa do seguro x inseguro, é um movimento de ridicularizarão e humilhação de um indivíduo que gera tortura emocional, pressão e desespero no assediado.
Existem vários tipos de assédio moral, inclusive familiar, mas vamos discorrer hoje sobre os que acontecem no ambiente de trabalho. É comum pensar neste tema e logo ver em mente a imagem do chefe tirânico. Pois bem, nestas poucas linhas entenderemos que vai além.
Entre os tipos de assédio moral encontramos o DESCENDENTE, é o que as pessoas (leigas neste tema) se referem como o mais comum, é o que parte do SUPERIOR ao SUBORDINADO. Também existe o HORIZONTAL, que ocorre entre os COLABORADORES de mesmo nível hierárquico. Outro é o Assédio Moral MISTO, começa pelo SUPERIOR e este influencia os colaboradores mais próximos do assediado os quais começam a se comportar da mesma forma e fazem uso da mesma prática utilizada pelo assediador. E, para finalizar, temos o assédio moral ASCENDENTE, neste os SUBORDINADOS se unem contra o superior.
Independente dos tipos de Assédio, é importante saber que esta causa danos psicológicos aos assediados e em muitos casos síndromes e/ou transtornos psicológicos as vezes irreversíveis.
Estar atento aos indícios de uma possível ocorrência de assédio moral em sua empresa é de extrema importância, no entanto, também temos que levar em consideração que podemos ser nós os assediadores.
“O Assédio Moral prejudica a Instituição que precisa de seus colaboradores integrados para o bom andamento das rotinas de trabalho. Dessa forma é importante ressaltar que um ambiente de trabalho em que as pessoas tenham confiança e respeito entre elas, a autoestima e segurança se fortalecem não dando espaço para o Assediador”.