Assessoria Jurídica - Custo ou Investimento?

Assessoria Jurídica - Custo ou Investimento?

Todo bom administrador e gestor sempre terá em mente reduzir custos, não apenas para aumentar sua lucratividade, mas principalmente para viabilizar a operação de seu negócio. Com esse escopo, a analise e releitura de seu processo de trabalho se faz presente em sua rotina, assim como a cautela e estudo mercadológico para celebrar uma nova parceria com um colaborador que deve agregar valor ao seu negócio.

Muitas vezes, uma assessoria jurídica pode ser vista como um ônus, principalmente se nunca houve uma demanda judicial contra a empresa, o que gera uma sensação de que contratar um escritório jurídico é mais um custo fixo e não um investimento.

E sim, o gestor pode realmente estar correto, e ser apenas um custo fixo.

Apesar de possível, isso não é o esperado, nenhuma assessoria deveria ser vista como um custo, mas como um investimento. E o erro é do gestor? Não, temos um erro que foi construído ao longo de muitos e muitos anos e sua desconstrução infelizmente não entrou na moda ainda. Afinal, um advogado não pode conhecer apenas de Leis, não podemos nos limitar a sermos apenas um database, a Assessoria deve conhecer e bem o nicho do negócio de seu cliente, sob pena de fazer uma leitura míope de suas reais necessidades.

A Assessoria Jurídica, especificadamente, nos dias atuais, não pode tomar uma posição passiva e submissa, aguardando a existência de uma demanda judicial para finalmente entrar em campo com seus talentos. Uma Assessoria Jurídica competente deve antever os potenciais riscos no processo de produção de seu cliente, não importa o ramo de sua atividade, e ofertar soluções rápidas e práticas para viabilizar a rentabilidade do negócio e sempre atrelado a estrita conformidade da legislação aplicável a cada segmento do setor produtivo.

Conhecer a rotina de seu cliente é potencializar a resposta lucrativa que se espera de um parceiro.

Penso assim, que ao contratar uma Assessoria, o gestor não pode levar em consideração apenas o impacto mensal da despesa, mas principalmente o potencial de envolvimento na gestão de seu negócio que o novo parceiro está disposto a contribuir.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos