ATENÇÃO RH – Em tempos de IA, Fundamental é fundamental

ATENÇÃO RH – Em tempos de IA, Fundamental é fundamental

A proliferação do uso da IA (Inteligência Artificial) pode realçar uma carência que alguns profissionais de TI carregam desde os bancos escolares, carência esta definida pelo termo “analfabetismo funcional”, que compreende dificuldades tais como: formular frases, expressar ideias de maneira coerente e compreender a linguagem falada, afetando a habilidade de comunicação em geral. Embora o número de analfabetos tenha diminuído no Brasil nos últimos quinze anos, o analfabetismo funcional ainda é um desafio que atinge até mesmo estudantes que frequentam o ensino superior, desfazendo o mito de que ele estaria intrinsecamente relacionado à baixa escolaridade. 

 Atualmente, no uso corriqueiro da IA, necessitamos enviar para ela um “prompt”, ou melhor, uma instrução para o modelo de IA para que ele gere uma resposta específica que tente produzir uma saída coerente com o estímulo enviado. Resumidamente, o prompt é fundamental para direcionar o comportamento do modelo e obter resultados relevantes. Podemos então inferir que o analfabetismo funcional dificultaria não apenas a solicitação do apoio da IA, mas também a compreensão e eventual adaptação das respostas sugeridas. 

 Talvez até de forma não tão explícita, os líderes de projeto atualmente já sintam esta dificuldade quando se deparam com documentos de Visão e/ou Histórias de Usuário mal elaboradas, as vezes incompreensíveis e que logicamente prejudicam o andamento do projeto como um todo, desde definições pobremente explicitadas, até programas que levam a resultados errôneos, pois a “História” direcionava para um caminho que não o desejado. 

Com o uso da IA, este problema ficaria ainda mais explícito pois esta pode ser usada não apenas como apoio a criação dos textos desejados, mas também na geração do código a ser implementado (1).  

 Sendo assim, o bom profissional hoje em dia, mais do que nunca, não poderá apenas portar um belo conjunto de graduações / certificações, mas também demonstrar suas qualidades básicas de redação e interpretação de textos.  

 Notas: 

(1) Deve ser observado que este tipo de ferramenta já é uma realidade em algumas empresas; em 2023 tive a oportunidade de usar algumas na FOURSYS. 

(2) As ilustrações foram geradas pelas IA Copilot / DALL-E; também foi usado aqui em várias partes, pedaços de texto gerados pelas IA Copilot e GEMINI; 

 

Paulo Morin

Autopublicação • Edições de autor

9 m

Muito bom. Ideias como as preconizadas por Marshall McLuhan cada vez mais presentes no nosso "admirável mundo novo" (obra de outro importante autor que não cabe explicitar). Não é possível ser o senhor da máquina se você não é senhor de si.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos