Atenção Varejistas: O gerente, de TI, enlouqueceu!!
Ser varejista no Brasil é ser herói.
Margens baixas e mercado com muitos concorrentes em canais dos mais diversos possíveis, como lojas físicas, sites e aplicativos.
Todos sabemos das dificuldades e problemas deste setor vital para a economia, principalmente em tempos difíceis e instáveis.
Mas há que persistir. Mesmo com encerramento das atividades de algumas empresas, diariamente acompanhamos casos de sucesso de varejistas que expandiram seus negócios ou de grandes empresas que se reinventaram para o mercado, somente para citar dois exemplos.
E nenhum deles alcançaram seus objetivos iniciais ou foram além deles sem muito esforço e trabalho duro, e provavelmente encontraram algo que os fizeram se diferenciar no mercado em que atuam.
Diferenciais na maneira como se comunicam, de como buscam e encantam seus clientes, de como trazem para o mercado produtos novos, revolucionários ou que atendem determinado grupo de pessoas, como se organizam e se estruturam internamente, são alguns dos segredos do sucesso.
Mas como buscar estes diferenciais sem se esquecer que o negócio não pode parar?
Negócio que não pode parar
Atender as demandas atuais pode parecer simples, pois é realizar aquilo que a empresa já faz.
Mas será que faz da melhor maneira possível ou poderia ser melhorado?
Será que a infraestrutura física da loja ou das lojas é adequada ou o site é fácil de navegar?
Os funcionários estão treinados, utilizando as ferramentas de maneira correta e transmitindo a mensagem chave da empresa?
Os sistemas adotados pela empresa são adequados? A infraestrutura de TI é coerente com a necessidade? E se falhas na TI acontecerem, a empresa está preparada para que o negócio não pare?
Você tem coletado, armazenado e trabalhado as informações dos seus clientes?
Tecnologicamente falando, há diversos sistemas que atendem varejos de todos os tipos e tamanho em diversos canais de vendas, seja para a gestão do seu negócio, das suas vendas e da carteira de clientes. Caso não tenha um deles ainda, recomendo, para que seu negócio não pare.
Muita atenção deve ser observada na infraestrutura da TI, pois se ela falha, é provável que atividades do negócio parem, como as vendas. Como boa estratégia, tenha soluções de continuidade para seu negócio se esse tipo de desastre acontecer.
Sistemas e infraestrutura de TI na nuvem já são realidade para o varejo. Conheça as opções e use-as nas necessidades. A estabilidade tecnológica definitiva do seu negócio pode estar no uso delas.
Diferenciais
Uma vez que o seu negócio está saudável e operando, buscar diferenciais é preciso.
Muitas vezes a redução de poucos centavos nos custos de um produto pode se traduzir em um ganho exponencial que habilita a expansão do negócio. Em outras, oferecer os produtos em novos canais pode trazer vendas novas.
Ideias sem fim que serviram como diferenciais como campanhas de fidelidade, aplicativos dos mais diversos, descontos progressivos, leve mais e pague menos etc., podem ser aplicados ao seu negócio. Mas será que eles trarão os resultados esperados se realizados na sua empresa hoje?
Acredite na tecnologia. Com o uso de ferramentas na nuvem é possível criar soluções em uma fração do tempo e do investimento necessários há poucos anos. Os resultados podem ser vistos rapidamente. E caso não veja resultado, por se tratar de um serviço, cancela-lo é simples.
Tenha a consciência de que a TI é o grande diferencial que sua empresa tem.
Saiba mais sobre tecnologias para o varejo e descubra como a nuvem também pode enlouquecer você e seu negócio.