Atendimento ao cliente: como o BI qualifica o seu serviço?
A fidelização depende diretamente do estreitamento das relações entre consumidores e empresas. Apesar deste ser um conceito básico de mercado, oferecer um atendimento qualificado ao cliente ainda é um grande desafio. Mas, com as análises de Business Intelligence (BI), os gestores encontram respostas valiosas sobre o seu público-alvo.
Afinal, um dos principais erros corporativos é não compreender à fundo a clientela e suas demandas. Assim, é comum que equipes percam tempo com estratégias falhas, tenham atendimentos ruins e demorem para fidelizar clientes. Mas, usando dados confiáveis é possível mudar isso! Use o BI para estreitar relações e se manter competitivo!
Atendimento ao cliente sem superficialidade
Má comunicação, falta de acompanhamento ou atendimento demorado estão entre as principais reclamações desta área. Lidar com essas demandas é muito mais desafiador para quem trabalha com informações superficiais. O grande diferencial do BI está em gerar análises de negócios estratégicas por meio da compilação de dados relevantes.
O software coleta, armazena, organiza, acompanha e compartilha dados internos e externos. Sem erros humanos, lança análises personalizadas de processos e público específico. A integração com outros canais de atendimento ao cliente é uma característica essencial do BI. Em um só lugar, é possível acessar dados provenientes de:
Essa riqueza de detalhes é essencial para estratégias de aumento da satisfação e taxa de fidelização. Com as análises descritivas, preditivas e prescritivas, os gestores conhecem à fundo seu cliente, pontos de descontentamento, oportunidades de melhoria e riscos de evasão.
5 formas de qualificar o atendimento com BI
Além desses benefícios, o BI também personaliza dashboards e relatórios, sendo a personalização essencial para a fidelização. Por ser muito completo, o sistema irá oferecer melhores resultados para empresas realmente comprometidas com as necessidades e experiência do seu público. Saiba como otimizar os resultados:
Diagnóstico rápido
Erros, falhas de atendimento e baixa taxa de respostas são rapidamente mapeados com BI. Com os dados, é possível ter informações precisas para solucionar o problema e, de modo integrado, gerenciar respostas e interações. Inclusive, a notificação é um recurso que auxilia processos que exigem atenção.
Recomendados pelo LinkedIn
Atendimento personalizado
Após ajustes no atendimento, é hora de qualificá-lo. Para isso, é preciso atender as necessidades e peculiaridades do cliente, aprimorando sua experiência de compra. O sistema entrega dados históricos das relações, além de preferências e feedbacks dos usuários.
Competitividade
As análises avançadas apontam padrões internos e tendências de mercado. Assim, é possível saber exatamente onde investir para aumentar a satisfação. A estratégia vai além da correção de erros, possibilitando lançamento de novo produto, campanhas humanizadas e promoções específicas.
Redução de custos
Naturalmente, a agilidade em resolver problemas com atendimento reduzirá as despesas com manutenção, gargalos, serviços falhos, entregas demoradas e produtos defeituosos. Fora que, as análises podem apontar oportunidades e vendas perdidas em decorrência do mau atendimento, mensurando prejuízos.
Aumento de satisfação
Com tudo isso, o aumento no índice de satisfação e na taxa de fidelização será uma consequência. Além desses indicadores de desempenho, outros podem ser acompanhados como percentual de vendas, taxa de churn, evasão, etc.
Seja o melhor amigo do seu cliente!
Investir em BI é garantir qualificação para toda a empresa. Para que seus resultados sejam ainda melhores, treine a sua equipe de atendimento, vendas e pós-vendas para usar o sistema adequadamente. Se diferencie conhecendo as soluções UpQuery!
Publicado originalmente em Blog da UpQuery.