Atendimento e sua importância
A tendência do mercado hoje é orientado ao cliente: o que ele deseja? O que atenderá sua necessidade? Tudo para oferecer o melhor ao consumidor não só em produto como em experiência de compra. E isso tem diferenciado as empresas e assim permitindo a fidelização dos clientes. Como no mercado há cada vez mais produtos similares isso o tem tornado mais competitivo. Quando pensamos em experiência do cliente, pensamos em atendimento.
Olhe a fintech Nubank ou o serviço de streaming Netflix que vieram oferecendo serviços inovadores no mercado. Após seu sucesso explosivo não são mais os únicos, logo passaram a surgir concorrentes oferecendo o mesmo serviço até com melhorias. Contudo o que mantém eles sempre na atenção dos clientes? Seus respectivos atendimentos. É bastante recorrente encontrar matérias enaltecendo o serviço de atendimento e até mesmo cases em que a simples menção da marca em um tweet já gerou mimos a clientes.
Uma estratégia que não leve em conta o atendimento e o cuidado com o cliente pode ruir e sem se saber de onde veio o problema. Uma pesquisa de 2017 realizada pela Social Miner e NeoAssist mostra que 68% dos consumidores pagariam mais por um serviço ou produto se tivessem um atendimento melhor. Será que na sua empresa não estão sendo perdidas oportunidades de vendas por que o atendimento está defasado com o cliente? Não é somente custo-benefício que os consumidores buscam, mas uma completa experiência na sua jornada de compra.
Estamos em temporada de Black Friday e esse é o momento de cativar e manter os novos consumidores. Os preços tentadores irão atrair, mas se o seu pós venda dificultar mais do que facilitar a vida do cliente ele não voltará em um outro momento para compra. Podendo também não voltar em uma grande oportunidade de promoção da loja. Já é comprovado que se gasta mais para atrair um novo cliente do que para manter, então todo o esforço não pode ser somente para apresentar mas também para manter.