Atinja os mais altos patamares da sua vida com o Poder da Ação.
O cérebro humano possui uma vasta rede de neurônios que se conecta a outras várias redes. É essa conexão que gera a programação mental, responsável pelo seu comportamento e por toda resposta dada aos estímulos recebidos. É nessa região onde você guarda tudo aquilo que aprendeu durante a sua vida, incluindo hábitos, estilo de vida e atitudes. Também podemos chamar essa programação mental de crenças.
Perceba que as crenças que falamos aqui não se referem a credos religiosos, e sim a circuitos neurais - a extensa conexão entre redes de neurônios que estipulam a forma como você vai agir, se comportar e responder aos estímulos externos do mundo. Elas são completamente determinantes. É a sua crença que vai definir se você é mais paciente ou impaciente, saudável ou doente e, principalmente, se é uma pessoa vencedora ou não.
A METÁFORA DE ROCKY BALBOA
Você provavelmente já viu esta cena.
A emblemática cena de treinamento do personagem Rocky Balboa, do filme Rocky (1976), atravessou décadas e se tornou um clássico do cinema. Ficção e realidade se misturam nas histórias do lutador Rocky e do ator Sylvester Stallone. Quando criou o roteiro do grande sucesso que protagonizou, Stallone vivia uma situação de extrema pobreza, chegando a morar na rua e a vender o seu cachorro a U$ 25 para conseguir se manter. Ainda assim, ele encontrou forças para escrever Rocky e acreditar que sua ideia tinha grande potencial.
Não foi à toa que o filme levou três estatuetas do Oscar, de dez indicações, e ganhou uma extensa franquia, tirando Stallone da miséria e elevando-o a estrela de Hollywood. Rocky, desde então, é um sinônimo de resiliência, perseverança e, principalmente, de crença em seu próprio potencial.
Cena do Oscar de 1977 e das estatuetas conquistadas pelo filme Rocky
Personagem e criador só conseguiram o sucesso porque acreditaram em si mesmos. Contra todas as adversidades, tanto o Rocky da ficção quanto Stallone alcançaram o que procuravam por causa das suas crenças, que os fizeram direcionar suas ações para os seus objetivos. É isso que a crença proporciona: foco, direção, mudança de atitudes para que você atinja o sucesso.
A grande questão é: como estão as suas crenças? Elas são limitantes, te puxam para baixo e te fazem acreditar que o mundo é imutável? Ou elas são grandes, e você crê que os seus sonhos são possíveis de serem realizados? Você acredita que pode transformar sua vida e conquistar seus objetivos ou não? E o mais importante, em que realidade você quer acreditar?
Caso suas crenças não sejam edificantes, não se preocupe: é possível reprogramá-las e transformar a sua vida em poucos passos.
HORA DE REPROGRAMAR SUAS CRENÇAS
Nós definimos nossas crenças durante a infância. O resultado da nossa vivência em família, a moral, os valores e a ética que nos foram transmitidos durante os primeiros anos da nossa vida e as experiências pelas quais passamos neste período determinam quem somos hoje. Contudo, isso não implica que seremos assim por toda a nossa existência. É completamente possível mudar este panorama.
Pesquisas afirmam que o cérebro humano consegue desenvolver novas conexões entre neurônios a partir de experiências e comportamentos, uma capacidade compreendida como plasticidade neural. Logo, novos estímulos são capazes de mudar as informações já armazenadas, comprovando que o cérebro pode sim se modificar através da aprendizagem e do treinamento. Isso implica que é possível desaprender um certo estilo de vida e aprender outro, transformando não apenas a sua maneira de pensar, como também de viver.
Essa capacidade da mente nos comprova que não estamos condenados a permanecer presos a aprendizados e experiências dolorosas. Se um fator do seu passado te tornou alguém mais reservado e com dificuldades para confiar em outras pessoas e desenvolver amizades duradouras, por exemplo, é completamente possível reverter esse quadro e mudar o seu comportamento. Sua vida pode melhorar, sim, e não é complicado promover essa transformação.
Neste ponto, é importante você compreender que o cérebro não consegue distinguir o que é real e o que é imaginação. Se você visualizar, por exemplo, uma cena de assalto, seu cérebro interpretará aquela imagem como realidade. Logo, seu nível de adrenalina irá subir, suas mãos começarão a suar, seu coração saltará dentro do peito. Da mesma maneira, se você se imaginar realizando a viagem dos seus sonhos, passeando pelas ruas de Veneza e sentindo o aroma da comida dos restaurantes da redondeza, sua mente compreenderá que essa visão é verídica.
É na sua mente que você começará a empreender a grande transformação na sua vida. Por isso, entenda que a mudança começa através de estímulos sensoriais (auditivos, olfativos, táteis…) fortes e repetitivos. Se você reservar cinco minutos do seu tempo todos os dias para fortalecer sua autoestima, com mensagens e imagens positivas, o resultado aparecerá em breve. Da mesma maneira, se você começar a acreditar que sua vida financeira vai muito bem e passar a se ver como uma pessoa rica e farta, a mudança surgirá.
Compreenda que o único obstáculo para você reaprender crenças são apenas os seus pensamentos. Modifique-os e a transformação estará mais próxima do que você pode imaginar.
E é por isso, para fazer com que você compreenda o que vem lhe impedindo de atingir os mais altos patamares na vida, que eu quero lhe convidar a participar do curso O Poder da Ação, que eu irei ministrar em diversas cidades pelo País.
Venha conhecer mais sobre o curso, a metodologia aplicada e a agenda completa acessando o link ao lado ➡ www.bit.ly/opoderdaacao-ln
Um forte abraço e até o próximo artigo.
Paulo Vieira
Conecte-se comigo nas minhas outras plataformas:
- Minha empresa: www.febracis.com.br
- Meu perfil no facebook: /paulovieiracoach
- Meu perfil no instagram: @paulovcoach
Farmacêutica, Licenciada em Biologia, doutora em Biotecnologia (UEFS)
5 aEste livro mudou minha vida! Gratidão!!!!!
Mudando minhas crenças! Perfeito!!! Parabéns!
Human Mastering Performance, Internacionalista, Latino Americanista, All American de Judô, Preparação Mental de Atletas & Líderes, CO-CEO do Instituto Intrepidus
6 aO SILÊNCIO DO MONGE POTENCIALIZA O FLOW  “Arrogância e medo impedem que você aprenda a mais simples e significativa lição de todas: não é sobre você.” Anciã APRENDA NO SILÊNCIO SOBRE VOCÊ, NÃO PERCA TEMPO Quanto tempo você consegue ficar em Silêncio? O que o silêncio significa para você? Te faz mal ficar em silêncio? Será? Bem, depende do perfil de cada pessoa. Fala verdade quantas vezes você experimentou ficar em silêncio por no mínimo trinta minutos? Para um perfil comunicativo, praticamente é insano, ficar um minuto sem falar, imagina trinta minutos, ou uma hora? Ou 12 horas? Um dia? 2 semanas? O que? Para um líder ou um atleta é muito importante cultivar o silêncio, você ouviu falar em um boxeador chamado Rocky Marciano? Apelidado de o “Monge”, foi o boxeador que obteve mais resultados em toda história, qual o seu resultado nos seus estudos? Na sua vida profissional? Ou no Esporte? TALVEZ SEJA A FALTA DE SILÊNCIO QUE ESTÁ ATRASANDO OS SEUS RESULTADOS! E Você que é muito comunicativo (a) deve estar achando esse artigo um SILÊNCIO ou CHATO, porém, VOU TE PROVAR NESSE ARTIGO QUE O SILÊNCIO PODE SER O QUE FALTA NA SUA VIDA PARA VOCÊ SER FELIZ! Se você quer potencializar o seu trabalho, treino e estudo, e ser feliz, então final
Executiva de contas - Rede Vanguarda
6 a"Novos estímulos são capazes de mudar as informações já armazenadas... é possível desaprender um certo estilo de vida e aprender outro, transformando não apenas a sua maneira de pensar, como também de viver." TOP!
Coordenadora Comercial | Coordenadora de Vendas | Varejo | Vendas | Franquias | Expansão | Consultora de Negócios | Key Account | Trade Marketing |
6 aFlavia Camila Guimarães esse foi o tema do meu treinamento de ontem Fla...incrível!!!