Atitudes diferentes possibilitam novos resultados

Atitudes diferentes possibilitam novos resultados

Que tal iniciar essa semana com uma reflexão de valor: o que você tem feito para obter novos resultados na sua vida pessoal e profissional?

Noto que muitas pessoas passam a maior parte do tempo reclamando de vários aspectos da vida. Dentre as reclamações, citarei duas que ouço com muita frequência: NÃO consigo emagrecer e NÃO obtive a tão sonhada promoção na empresa.

O objetivo aqui não é falar sobre emagrecimento, embora, é um assunto de relevância se considerarmos que muitos brasileiros estão acima do peso. Portanto, aproveitando o tema como exemplo, te convido a pensar sobre o que você tem feito para alcançar seus objetivos na balança? Já procurou ajuda de um profissional da área para lhe auxiliar neste desafio? Já se matriculou e está frequentando a academia com regularidade? Já fez os ajustes necessários na alimentação que ajudarão nesta caminhada? Talvez perder peso não seja uma necessidade sua, mas tenho certeza que conhece alguém que se encontra nesse dilema. Então fica uma sugestão: ajude-o através dessa reflexão, a buscar soluções para essa questão.

Na carreira não é diferente, e também é preciso se questionar sobre o que está sendo feito para se destacar ou pleitear uma promoção na empresa.

Que tal refletir sobre seu comportamento na organização: como é seu posicionamento diante dos desafios? Você alcança os resultados? Como estão seus indicadores? Está preparado para receber uma promoção?

O fato é que muitos profissionais almejam crescimento dentro das organizações, entretanto, muitas vezes não buscam critérios sólidos para negociar um aumento ou promoção e nestas circunstâncias poderá haver um equívoco nas justificativas, tornando o pedido insustentável.

No livro gastar, ganhar e investir: o livro do dinheiro para mulheres, Denise Damiani comenta que argumentos como “eu preciso” ou “eu mereço” devem sair do script da conversa, pois diante desses critérios a empresa poderá listar outras pessoas em cargos que tenham um salário inferior e justificar que eles precisam mais do que você. Seguindo esse raciocínio a empresa poderá entender que essas pessoas deveriam ganhar um aumento de salário no seu lugar, por exemplo.

Ela dize que, “a alegação do merecimento também não se sustenta sem a devida justificativa. Merece por que? Nem pense em responder que é porque trabalha duro e se esforça. Empresas, clientes e negócios não remuneram esforços, mas resultados. ” Ou seja, é necessário compreender que as organizações buscam profissionais comprometidos, responsáveis, capacitados e acima de tudo que apresentem indicadores e números.

Outro ponto importante é realizar análises periódicas e comparar os resultados obtidos no passado, com os atuais. É fundamental perceber que novos resultados só são conquistados com novas posturas, através de mudanças.

Caio Carneiro autor do livro Seja Foda (feliz, otimista, determinado e abundante) diz o seguinte, “é bom que fique claro que a mudança acontece na vida de quem recusa o obvio, de quem se questiona e procura ser e fazer diferente do que sempre fez. Se seu passado não o levou ao sucesso, você tem que mudar o que vem fazendo. ” Nota-se que é importante ter a consciência de uma postura inovadora diante de si mesmo, sabendo identificar pontos fracos e muda-los.

Além disso, deve-se identificar qual é a política da empresa, o porte e as condições reais que ela tem para atender esse tipo de demanda. De nada adianta ter argumentos se a organização estiver passando por um momento turbulento nas finanças, se a filosofia dela não possibilita oportunidades de crescimento ou se ela não tem porte efetivamente de oferecer condições para o profissional crescer.

Para alcançarmos os nossos objetivos precisamos nos movimentar e sair da zona de conforto, sempre analisando as reais possibilidades a fim de tomar decisões seguras. Espero que o texto lhe ajude a refletir e organizar os pensamentos e atitudes diante das expectativas de mudanças.

Bons ventos!

Lidiane Gianlorenço

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos