Atitudes que Transformam
Vou contar uma história verídica, que ouvi e achei inspiradora sobre um homem rico e bem sucedido, que trouxe para o Brasil a filial de uma importante multinacional do agronegócio para presidi-la, por isso, vou chamá-lo aqui de 'presidente'.
Aconteceu há alguns anos, numa cidade no interior de São Paulo. Enquanto a empresa estava sendo constituída, se aproximava o período de Natal, ele foi convidado por uma jovem amiga para participar da distribuição de presentes em uma escola, com a presença de um Papai Noel.
Desta vez, para surpresa da jovem, ele, que somente contribuía financeiramente para diversas ações, confirmou a presença. Neste dia, foi proposto que ele se ocupasse em organizar a entrada das famílias.
Logo, o presidente veio dizer que havia um pai de três crianças ansioso para falar com Papai Noel, antes de todos os demais. Alegava que o assunto era muito importante. Na dúvida, foi orientado a conduzir aquele pai até a sala do Papai Noel, que ainda estava se preparando.
Minutos depois, o presidente retornou à sala de festa, com os olhos cheios de lágrimas, dizendo que iria embora. Questionado, revelou o que acabara de presenciar. Ao encontrar o Papai Noel, aquele pai contou que tinha sido um ano difícil, mas que ele se portou bem diante de sua família, tratou bem a mulher, procurou ser o melhor que pôde e, se não foi mais do que gostaria, foi devido às dificuldades que enfrentou após ter perdido o emprego. Por isso, estava ali pedindo ao bom velhinho que desse a ele uma nova oportunidade para voltar a trabalhar. Sentindo uma primeira lágrima brotar nos seus olhos, o Papai Noel resistiu, respirou fundo e respondeu: "O Natal é um tempo de renovação, de luz. Por isso, continue a acreditar, para que o seu desejo possa acontecer."
Sensibilizado, o presidente, com a voz embargada, disse à sua amiga: "Assisti a tudo isso com meu coração apertado e angustiado, vendo a aflição do rapaz que precisava tanto de algo aparentemente difícil, mas que para alguém como eu, com os bons relacionamentos que tenho poderia facilmente auxiliá-lo. Não vou mais me permitir sentir que posso e não faço. Sei que não tenho como mudar o mundo todo, mas a partir de hoje quero contribuir para melhorar o que está ao meu alcance.”
Motivado, ali mesmo convidou a sua amiga a ajudá-lo a criar uma área de responsabilidade social na nova empresa. Dias depois, por meio de seus amigos empresários, conseguiu um emprego para o pai que prosperou, se cumprindo as palavras de esperança do Papai Noel.
‘‘Responsabilidade social é a consciência do dever em retribuir as condições favoráveis que se possui a favor daqueles que almejam oportunidades.’’