Ative várias áreas do seu cérebro para ser mais criativo
Tem uma frase do John Cleese que eu gosto muito, ela fala sobre criatividade não ser um talento e sim uma forma de operar. Eu concordo com isso. Para ser criativo você precisa trabalhar duro, estudar muito e se divertir o dobro.
Quando falamos de colocar a mão na massa para desenvolver a criatividade, isso envolve pensar em formas de otimizar o processo de aprendizagem para aumentar as possibilidades de associações na mente. Uma forma de fazer isso é ativando diferentes áreas do cérebro ao longo do dia, para garantir que você fará todas as atividades de modo racional e não apenas inconscientemente
Sair do modo automático é fundamental para melhorar a sua criatividade. Mas como fazer isso em um momento em que tudo é tecnológico e automatizado?
Consuma conteúdo por diferentes meios
Consumir conteúdo de modo ativo é consumir conteúdo com foco no aprendizado. Ao fazer isso, você abastece seu cérebro de referências e materiais que poderão ser utilizados no futuro. Por sorte, temos inúmeras mídias disponíveis para facilitar o processo de aprendizagem. Enquanto escrevo este parágrafo consigo me lembrar dos artigos, livros e vídeos no Youtube, mas sabemos que existem muuuuito mais por aí.
Cada tipo de formato estimula uma parte diferente do seu cérebro e quanto mais partes forem instigadas, mais você aprende. Minha sugestão: leia jornal enquanto toma café pela manhã, vá para o trabalho escutando um podcast e reserve meia hora antes de dormir para ler um livro.
Não tente ser multitarefas o tempo todo
Eu sei, esse é um pedido quase impossível para nós. Com o avanço da tecnologia, desenvolvemos o hábito de fazer qualquer atividade enquanto navegamos na internet ou mexemos no celular. Em um primeiro momento, isso pode parecer vantagem, afinal, estamos economizando tempo, mas a longo prazo isso é um perigo para nossa criatividade.
A atenção, que funciona graças à interação entre o lóbulo frontal, parietal e o cérebro emocional, é algo dificilmente divisível. Quando conseguimos fazer duas coisas ao mesmo tempo com sucesso é porque uma das tarefas pode ser automatizada, como caminhar ou varrer a casa. Fazer simultaneamente duas coisas que impliquem um esforço cognitivo, como falar e escrever uma mensagem de texto, não é possível. Assim como tentar aprender ou tentar criar também não é. Uma das coisas não será feita com excelência.
“É só questão de prestar atenção. Atenção é vitalidade. Ela conecta você com os outros”
Susan Sontag
Trabalhe em diferentes projetos criativos no mesmo dia
É natural que você dedique toda a sua atenção a um projeto que está com prazo apertado. É normal também que você queira passar mais tempo criando algo que te dá prazer. O único problema é que concentrar o esforço de um dia inteiro apenas em uma coisa pode limitar o seu potencial criativo.
Quando o seu cérebro passa muito tempo em contato com a mesma atividade, ele tende a entrar no modo automático. Você já reparou que quando fica durante horas tentando criar para um mesmo projeto sente que “não consegue mais pensar”? É mais ou menos por aí…
Experimente dividir seu dia em períodos, priorizando os trabalhos mais demorados e os que podem ser feitos com mais tranquilidade. Distribua seu foco ao longo das 24 horas e dobre sua criatividade ao longo da vida!
Comece todos os seus projetos criativos escrevendo à mão.
Há uma tendência a classificar a escrita à mão como uma habilidade que não é mais essencial, mesmo que os pesquisadores já tenham alertado para o fato de que a prática pode ser a chave para aprender melhor. Basta pensar por um momento, qual foi a última vez que você rascunhou ideias no caderno ou estudou longe do computador ou celular? Eu aposto que bem menos do que deveria. Comigo também é assim!
Se é pra escrever um texto, vamos para o Word. Na hora de fazer contas, a calculadora e o excel agilizam o processo. Criar uma arte? Vai pro Photoshop…A rotina dos criativos têm sido mais ou menos essa. E isso é ótimo, pois os softwares facilitam e enriquecem as ideias. Porém, é preciso entender que eles não são tudo. É como bem disse Edward Hopper, pintor, artista gráfico e ilustrador norte-americano, “Nenhuma quantidade técnica pode substituir o elemento essencial da imaginação”.
Que tal começar com rabiscos e registros no papel? Quando você coloca o tato para funcionar junto com a visão, esses sentidos mandam sinais para o cérebro, que aumentará as atividades de diferentes áreas e, consequentemente, estimulará a criatividade.
-------------------------------
Acompanhe
No Instagram: @CanalBigBag
No Youtube: Canal Big Bag
FP&A| Modelagem Financeira |Controladoria| | Budget| Custos| Tesouraria | Entusiasta de IA| CNV| Entusiasta em disseminar o conhecimento | Eterna estudante
5 aAdorei o artigo Tayná Melo.. Parabéns.. (já sigo ler pela manhã e antes de dormir.. vou adotar o podcast! :))