Atomic Habits

Atomic Habits

Você já teve ter ouvido centenas de vezes em sua vida quais são os hábitos que você deve adquirir (bem como os que deve abandonar) para alcançar seus objetivos e ter uma vida mais plena.

Atomic Habits, um dos mais populares best sellers de 2019 do New York Times, foi escrito por James Clear. Em sua obra, o autor lista 9 micro-hábitos que pela sua simplicidade de aplicação poderão ajudar em nosso dia adia, ainda que parcialmente aplicados.

Vamos a eles:

Postergue suas reações – sabemos que o mundo se move rapidamente, mas isto não quer dizer que você precisa responder rapidamente a tudo. Aprenda a dizer “eu te retorno depois”, isto te ajudará a ter uma melhor resposta e não comprometer sua agenda com assuntos que não deveria de fato.

Incentive a si mesmo a completar tarefas que você não tenha vontade de fazer – e isto pode ser lavar as louças ou arrumar a sua cama. Após fazer isto por alguns dias você perceberá que o problema não é a tarefa em si, mas sim o hábito de procrastinar. Fazendo isto com coisas pequenas, logo fará com as grandes.

Fique um dia fora das mídias sociais – sim, elas são importantes, e não saia deletando seus apps. Trata-se apenas equilibrar sua conexão com o mundo físico a sua frente, coisas e pessoas. Crie pequenas regras de limites, o dia do “off-line”.

Prepare seu dia seguinte na noite anterior – arrume todas as coisas que você precisa para suas tarefas, e prepare o seu to do list. Uma vez que você tenha este pequeno plano pronto, você fará as coisas mais rapidamente. Não se trata de mágica, mas de lógica.

Se alimente com concentração – não tente ganhar tempo almoçando e trabalhando ao mesmo tempo, isto não é produtivo nem digestivo – e além do mais este deve ser um dos momentos de prazer do seu dia – degustar e apreciar os alimentos.

Use um cronômetro para as suas tarefas – a Técnica Pomodoro se tornou famosa porque de fato funciona, dada sua simplicidade. Para cada uma hora de atividade, faça uma pausa de dez minutos – evite reuniões emendadas uma na outra, ainda mais em tempos de vídeo conferência. Seu cérebro e seu corpo precisam de um tempo para um refresh.

Coloque o seu celular do lado oposto no seu quarto – desta forma você não cairá na tentação de apertar o snooze para ter alguns minutos a mais de soneca, e se forçará a levantar, algo mais complexo do que simplesmente despertar. Sua manhã já começará mais produtiva e disposta.

Defina um período de pausa para gastos – quando você ver alguma coisa que gosta, não compre imediatamente. Espere alguns poucos dias para ver se você de fato precisa daquilo. Outra dica é o cuidado com as liquidações, quando a tentação é maior. A pergunta é se você pagaria o preço cheio pelo produto – caso sim, vá em frente!

 Anote cada ideia que você tem – não confie em sua memória, ela certamente poderá falhar. Crie o hábito de fazer anotações, mesmo de coisas aparentemente tolas, mas que poderão ser úteis para uma ação futura.

Não espere drásticas mudanças de hábitos em sua vida para melhorar suas chances de atingir suas metas. Apenas busque desapegar gradualmente dos maus hábitos, por mais pequenos que sejam, e acrescente novos, sem tornar isto um enorme peso em sua vida. Comece caminhando 1km por dia, não tente uma maratona logo na largada! 

Gisele Tacchi

Transformo a área comercial, melhorando como as empresas aprendem, vendem e evoluem | Especialista em Vendas Complexas B2B e Marketing | Treinamento e Consultoria em Vendas e Gestão | Co-Fundadora e CEO na Sales 3S

4 a

Excelente Fernando Carneiro Parabéns pelo artigo. Já fiz varias dessas dicas e os resultados são incríveis: “pequenas mudanças geram grandes resultados”, não é? Obrigada por compartilhar.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Fernando Carneiro

  • Os novos tempos da informação

    Os novos tempos da informação

    Que o mundo está mudando rapidamente todos nós já sabemos. O grande desafio é como lidar com tantas variáveis para nos…

  • Upskilling & Reskilling

    Upskilling & Reskilling

    Em tempos de mudanças rápidas, imprevisíveis e incontroláveis, nunca fez tanto sentido a autogestão das nossas…

    1 comentário
  • Intencionalidade

    Intencionalidade

    Com a aceleração da vida digital, provocada pela pandemia, temos nos comunicado cada vez mais virtualmente ou…

    1 comentário
  • Mundo BANI

    Mundo BANI

    Sei que vários acrônimos são criados todos os dias por gurus de gestão ou consultorias top para definir tendências…

    7 comentários
  • Os Capitais da Vida

    Os Capitais da Vida

    Eu acho que o grande desafio da vida é a busca do equilíbrio. Talvez ele seja utópico, pois os acontecimentos do dia a…

    1 comentário
  • Maturidade

    Maturidade

    Frequentemente nos vemos avaliando, por vezes julgando, o quão maduro é o comportamento de uma pessoa, mais ainda no…

    1 comentário
  • Radical Collaboration

    Radical Collaboration

    As formas como as pessoas se relacionam nas organizações, normalmente não explicitamente declaradas, nos diz muito…

    5 comentários
  • Comunicação em tempos de Zoom

    Comunicação em tempos de Zoom

    Nos filmes e em peças de teatro, os personagens têm poucos minutos para mostrar seu perfil e personalidade ao…

  • Adaptar é preciso

    Adaptar é preciso

    “Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças.” Leon C.

  • Hábitos simples para uma vida significativa

    Hábitos simples para uma vida significativa

    A leitura de livros, assistir vídeos, participar de seminários e fazer cursos diversos nos trazem uma grande riqueza de…

    2 comentários

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos