Atualização do Catálogo de Produtos: Não deixe para a última hora!
A Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Secex/MDIC) e a Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil do Ministério da Fazenda (RFB/MF) anunciam que a partir de outubro deste ano as operações de importação, atualmente realizadas pelo sistema Siscomex LI/DI, serão transferidas para a Declaração Única de Importação (Duimp) no Portal Único de Comércio Exterior.
O Programa Portal Único de Comércio Exterior tem como intuito simplificar e impulsionar a eficiência dos processos de comércio exterior, alinhando-se às melhores práticas internacionais, reduzindo prazos e custos para o setor privado e melhorando a gestão pública com modernos mecanismos de controle, baseados em tecnologia avançada e gestão de riscos. Os benefícios incluem a redução de 99% do uso de papel, a realização de inspeções conjuntas entre diferentes agentes governamentais, o uso de uma única licença para múltiplas operações, o pagamento de taxas pelo Portal Único, a interoperabilidade na troca de certificados etc.
Cronograma de migração
Na primeira etapa, serão migradas para o novo sistema as operações de importações marítimas para consumo e sob regimes aduaneiros especiais que não necessitam de licenciamento, incluindo o trânsito aduaneiro para liberação de mercadorias em zonas secundárias. No primeiro semestre de 2025, a migração abarcará importações aéreas e operações que exigem controle administrativo, como as sujeitas ao licenciamento de importação e as cobertas pelos regimes de Drawback Suspensão e Isenção. Já no segundo semestre de 2025, a migração será expandida para importações terrestres e aquelas sob o regime da Zona Franca de Manaus.
Desde maio e se estendendo a julho deste ano, vem ocorrendo eventos virtuais para a apresentação do cronograma de desativação para o setor privado, reforçando a abordagem colaborativa do programa.
A expectativa é que a desativação do Siscomex LI/DI seja concluída até o final de 2025.
Próximos passos
Recomendados pelo LinkedIn
O Portal Único de Comércio Exterior
O Portal Único de Comércio Exterior é uma iniciativa do Governo Federal e visa reduzir a burocracia, o tempo e os custos das exportações e importações brasileiras, atendendo de forma mais eficiente às demandas do comércio exterior.
Seus principais objetivos são reformular os processos de exportação e importação para torná-los mais eficientes e criar um guichê único para centralizar a interação entre governo e operadores privados. Substituindo o Siscomex, em vigor desde 1993, o Programa é reconhecido por seu impacto significativo na melhoria do ambiente de negócios e investimentos, com potencial de aumentar o PIB em US$ 130 bilhões até 2040, além de facilitar o comércio internacional, diminuindo prazos e custos para o setor privado e aprimorando a gestão pública.