Atualize seu HD mental, instale o APP da mudança
Todas as vezes que vejo a sigla "APP" me vem a mente o seguinte aforismo:
“A” de Ambiente
Quando reflito sobre cada uma dessas condições chego a conclusão de que o "A" de ambiente significa que devemos analisar e refletir o ambiente em que estamos de duas formas: a primeira - a de que o "ambiente" é ruim, e a segunda, a de que o "ambiente" é bom.
No ambiente ruim temos duas escolhas: ou mudamos o ambiente ou mudamos de ambiente.
Algumas vezes mudamos de ambiente por uma decisão nossa. Em outras por um motivo ou por outro somos obrigados e em algumas somos incentivados, estimulados por familiares, amigos ou parceiros.
Na Bíblia encontramos muitas passagens sobre mudanças de ambiente: O povo de Israel saiu do Egito para a terra prometida e passou 40 anos no Deserto. Maria e José saíram da Galileia com seu filho Jesus e foram para o Egito, já Abraão recebeu de Deus a determinação para se mudar da sua terra, sair da sua parentela e ir para uma terra distante que ele nem sabia onde era. Ele obedeceu e foi.
Em geral saímos de um ambiente ruim em busca de um ambiente melhor, porém não importa se o ambiente é ruim ou bom, em todos os casos vamos ter que conviver com pessoas, vamos ter que interagir e vamos ter que tentar mudar o ambiente, sabendo que o ambiente ideal nunca vai existir.
“P” de Pessoas
Todos três e muitos outros como Adão que foi expulso do Paraíso por conta de uma situação criada por Eva, José que foi vendido por seus irmãos como escravo, Esaú fugiu de Jacó seu irmão, Davi fugiu do Rei Saul, o próprio Jesus que teve que ir para Jerusalém, mesmo sabendo que as pessoas seriam contra ele.
Quantas vezes não temos que enfrentar desafios de conviver com pessoas que nos são contrárias, seja da própria família, sejam colegas de trabalho, um chefe, um líder, um pastor e até amigos e muitas vezes de nossos inimigos.
Entretanto, cabe destacar que muitas vezes é nosso inimigo quem nos mostra os erros que estamos cometendo. Quantas vezes um inimigo já não denunciou uma pessoa por um erro que ela cometeu, hoje em dia se coloca nas redes sociais. Conta a história que um homem sempre traía sua esposa, muitos dos amigos desse homem apenas elogiavam muitas vezes até elogiavam e outros ficavam com inveja, porque também queriam sair com a mulher que ele saiu. Porém um inimigo ao descobrir seu adultério, armou pra cima dele, fez fotos e divulgou nas redes sociais.
Recomendados pelo LinkedIn
Por isso devemos ter muito cuidado como agimos, porque podemos cair nas garras de um inimigo, muitas vezes travestido de amigos. Devemos lembrar que a integridade é a soma da reputação (o que fazemos na rua), com o caráter (aquilo que fazemos em casa), dessa forma andaremos sem receio do que vão publicar ou denunciar ao nosso respeito e estaremos firmes na nossa caminhada.
Outra coisa que não podemos esquecer é que nem todo mundo vai nos acompanhar a vida toda. Alguns vão ficar pouco tempo, outros vão demorar mais e poucos ficarão um longo tempo.
Portanto, todas as pessoas são importantes na nossa vida de uma forma ou de outra, sendo assim devemos conhecer cada uma delas e o papel de cada uma delas na nossa vida.
O outro “P” é de Processo
Todas essas pessoas viveram um processo para realizarem os seus propósitos. Dessa forma é impossível sair de uma lugar para o outro, conviver com pessoas e ter sucesso, sem passar por um processo.
O povo de Israel ficou 40 anos no deserto, José foi acusado injustamente de tentar violentar a esposa do faraó, foi preso, apanhou e viveu como escravo até se tornar governador do Egito. Jesus se preparou dos 12 aos 18 anos para realizar seu ministério.
Então é fundamental que saibamos qual é o nosso processo, em que etapa desse processo estamos e como vamos agir em cada fase.
A Borboleta antes de voar, é largata, se arrasta pelo chão, fica um bom tempo num casulo apertado, para só depois desse processo se libertar e voar. Assim também somos nós. Todos nós temos um Sonho, um Propósito, um Objetivo e precisamos estabelecer Metas para alcançarmos os resultados que sonhamos e planejamos.
A partir de agora quando você ouvir ou ler a palavra APP vai lembrar de ambiente, pessoas e processos e que será necessário deletar o lixo mental que você acumula para dar lugar ao novo APP do novo ambiente, de outras pessoas junto de nós e de uma nova etapa no processo que estamos vivendo.
Que em 2025 você tenha um novo ambiente, um novo grupo de pessoas na sua vida e mais uma etapa de seu processo cumprido.
Feliz 2025.