Auditoria do futuro
É digital

Auditoria do futuro É digital

por Waldirene Nicioli

A Auditoria é uma prática baseada em examinar, avaliar e validar os processos, sistemas e dados de uma organização. E assim como a maioria das atividades e processos, a auditoria também vem se adaptando cada vez mais à transformação digital.

Assim como outras, a profissão de auditor está em constante evolução. As novas tecnologias são ferramentas que permitem manter um controle mais eficiente principalmente da Gestão da Qualidade e reduzem drasticamente o tempo necessário para captura e análise de dados. O importante será conseguir acompanhar os avanços da tecnologia e, ao mesmo tempo, construir uma combinação dos melhores talentos.

O auditor do futuro é digital. Ele pensa criticamente, é inovador e trabalha com tecnologias de ponta; sabe ouvir, explicar e construir relacionamentos. E o mais importante: está pronto para lidar com os desafios de negócios do presente.

Já foi muito comum os auditores serem definidos como pessoas que viviam “se afogando em documentos”. A tecnologia e os dispositivos digitais de modo geral tiveram um impacto enorme na profissão. Graças a novas ferramentas e recursos, os auditores podem trabalhar de forma mais inteligente e eficaz – entre si e com os laboratórios.

Como resultado, hoje o perfil dos laboratórios, e toda tecnologia empregada neles, reformula as habilidades e necessidades da categoria de auditores.

Da mesma forma, as ferramentas mobile reinventaram o processo de inspeção de estoques, temperaturas, limpezas, instalações e etc. Certos aplicativos permitem que os auditores conduzam contagens, capturem resultados e compartilhem as informações em tempo real.

Os auditores não precisam ser programadores, mas devem ser fluentes em tecnologias emergentes e se sentir à vontade para analisar e apresentar fluxos robustos de dados. Tão importante quanto isso, precisam navegar com confiança no novo mundo digital, reconhecendo como e quando aproveitar novas tecnologias para melhorar a qualidade e o valor da auditoria.

Está cada vez mais claro que a tecnologia representa uma enorme oportunidade não apenas para fortalecer o processo de auditoria, mas para aprimorar o que ela revela e desbloquear percepções estratégicas mais profundas.

Além disso, a análise de dados mais avançados – desde a exploração até a visualização – é fundamental. 

A marca registrada de um auditor eficaz não é a aptidão para classificar grandes quantidades de não conformidades manualmente; é a capacidade de gerir relacionamentos, pensar criticamente e alavancar ideias inovadoras e tecnologias atualizadas.


Waldirene Nicioli é Farmacêutica Bioquímica, Especialista em Análises Clínicas e Toxicológicas, Especialista em Farmacologia Clínica, Proprietária Examinare Análises Clínicas, Proprietária Laboratório Prime Inovare, Auditora líder Sistema Nacional de Acreditação -  SNA/DICQ, Membro fundadora da Central de Negócios do Grupo ACB - Análises Clínicas Brasil e ABRALAB - Associação Brasileira de Laboratórios, Membro do Grupo Técnico de Trabalho em Análises Clínicas do CRF/PR, Uma das fundadoras da OFAC Brasil - Organização Feminina de Análises Clínicas.

Excelente artigo Dra Wal ! e muito oportuno para todas a empresas que buscam Maturidade Analitica para tomada de decisões com Base assertiva e confiavel de Dados!

  • Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Revista Newslab

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos