Aumentar o engajamento no Linkedin
ENTENDER O ALGORITMO LINKEDIN
ALGORITMO DO LINKEDIN, ALGORITMO DO INSTAGRAM: CONCRETAMENTE, O QUE É?
Falaremos sobre o algoritmo do LinkedIn, entre outras coisas, mas lembre-se de que o que explicaremos abaixo pode se aplicar ao algoritmo do Instagram, ao do Tik Tok e assim por diante. O objetivo de uma rede social é trazer para você conteúdo de qualidade que vai de encontro ao seu gosto para que você possa passar mais tempo lendo posts do LinkedIn ou posts do Instagram. Basicamente, faz sentido: quanto mais tempo você passa nas redes sociais, maior a probabilidade de você ver publicidade, publicidade que é vendida para anunciantes. Ou seja, quanto mais tempo você passar em uma rede social, mais ela conseguirá vender publicidade para as marcas.
Se entendemos isso, entendemos que para ter visibilidade nas redes sociais e ter sucesso na comunicação digital, é fundamental criar conteúdo (posts, stories, etc.) que possam atrair o maior número de pessoas possível, pois as redes sociais precisam muito de conteúdo de qualidade para reter seu público. Talvez você esteja começando a entender: Instagram, Facebook, LinkedIn e similares precisam do seu conteúdo de qualidade, mas as redes sociais não empregam um exército de pessoas que podem decidir se seu conteúdo é popular ou não. Para isso, eles usam o que é chamado de algoritmo: um programa de computador que, de acordo com um certo número de critérios, julgará se sua publicação merece ser distribuída mais amplamente, o que permitiria que você ficasse ainda mais visível no LinkedIn ou no Instagram, e, portanto, VIRALIZAR.
COMO FUNCIONA O ALGORITMO DE REDE SOCIAL?
Você já ouviu falar em taxa de engajamento? Para resumir essa noção sobre a qual você pode consultar nosso artigo completo, a taxa de engajamento define a quantidade de reações que você obtém em sua publicação. Quanto mais engajamento você gerar, mais viral será sua postagem. Para medir seu engajamento, uma rede social, primeiro mostrará sua postagem para uma fração do seu público (digamos, um décimo do seu público). Se sua postagem gerar reações (curtidas, compartilhamentos, comentários etc.), o algoritmo diz a si mesmo: “ok, esta postagem parece funcionar, vamos divulgá-la em maior escala”.
Recomendados pelo LinkedIn
Portanto, sua postagem no LinkedIn, sua postagem no Instagram etc. será lançado para um público mais amplo em sua comunidade e para pessoas que ainda não o conhecem. Se você ainda está gerando engajamento, o algoritmo continua seu círculo virtuoso. Esquematicamente, ele diz para si mesmo: “este post funciona até para pessoas que não conhecem seu criador. Trata-se, portanto, de um conteúdo qualitativo e relevante. Continuo divulgando mais! E assim por diante, até que o noivado caia. Pelo contrário, se o seu post não gerar engajamento, o algoritmo da rede social decide diminuir seu alcance, pois considera que não é um post muito bom e que não necessariamente vai interessar a sua audiência.
Esta é uma lição importante: se você conseguir engajamento, o algoritmo empurra sua postagem ou conteúdo. Se você não tiver engajamento, o algoritmo não veiculará suas postagens e você poderá até acabar no chamado loop negativo algorítmico: uma situação em que o algoritmo decide veicular menos seu conteúdo porque observa que, como regra geral, o que você faz não tem interesse… lembre-se também que o objetivo deste texto não é revelar todas as sutilezas dos algoritmos de cada rede social, pois sempre há diferenças de funcionamento entre Tik Tok, Instagram, LinkedIn, Youtube etc. Mas pelo menos você terá adquirido o básico que lhe permitirá entender melhor o que está acontecendo "sob o capô" das redes sociais.
VOCÊ PRECISA TER CURTIDAS, COMPARTILHAMENTOS, COMENTÁRIOS PARA AGRADAR O ALGORITMO?
Voltando à taxa de engajamento que acabamos de falar, a taxa de engajamento é medida a partir das interações feitas pelos internautas: ou seja, pelos comentários, curtidas, compartilhamentos da sua publicação. Podemos observar outros critérios como “tempo de permanência”, ou tempo gasto em sua publicação.
Cada rede social responde a códigos específicos: o algoritmo do LinkedIn não funciona como o algoritmo do Instagram ou o algoritmo do Tik Tok. Isso é normal, já que o conteúdo principal do Tik Tok é o vídeo, um formato que faz menos sucesso no LinkedIn. De fato, os critérios do algoritmo do LinkedIn são construídos de acordo com o conteúdo que funciona melhor no LinkedIn e as necessidades do LinkedIn como rede social. O mesmo no Tik Tok. Portanto, quando uma rede social favorece o engajamento por meio de curtidas e comentários, outra rede social pode achar que o número de compartilhamentos é um indicador mais relevante para tornar-se um post viral, enquanto outra preferirá torná-lo visível por meio de hashtags. É exatamente isso que acontece no Facebook, uma rede onde os compartilhamentos têm muito valor, enquanto no LinkedIn terão menos. É fundamental entender como funciona para gerar engajamento, e entender como funciona o algoritmo de uma rede social também permitirá que você crie um conteúdo que funcione, então conteúdo que possa te tornar visível.
Entender como esses algoritmos funcionam faz parte do nosso dia a dia. Este é o negócio da ARC CONSULTING e é por este know-how que os clientes depositam a sua confiança em nós para implementar a sua estratégia de visibilidade nas redes sociais e criar os seus conteúdos para as redes sociais. Não hesite em contatar-nos para aconselhamento ou para estudar o seu projeto de comunicação nas redes sociais.
Representante Farmacêutico / Gerente de Negócios Sênior/ FBB120/ Propagandista/ B2B/ Gerente de Contas/ Field Sales
2 aMuito produtivo!