Aumento de Produtividade.

Aumento de Produtividade.

Aumente a produtividade com automação e RPA

Aproveitar melhor as atividades no trabalho, deixando de lado aquelas tarefas repetitivas e que consomem tanto tempo – e, de quebra, garantir mais satisfação profissional e pessoal. Para muitos colaboradores e empresas, essa imagem está longe de ser apenas uma idealização. A utilização de RPA (Robotic Process Automation) em áreas e ações que demandam tarefas repetitivas vêm cada vez ganhando mais força como vantagem competitiva. Reduzir custos e aumentar produtividade são os principais benefícios com a automação de processos garantidas com RPA. 

É bastante simples compreender o conceito e a importância de RPA para esses tempos de indústria 4.0. Trata-se de uma tecnologia de automação de processos empresariais, lidando diretamente com captura, interpretação e processamento de informações utilizadas no dia a dia dos negócios. Esse processo de automação é utilizado para a criação, gerenciamento e aplicação de “robôs” que desempenham ações em diversas interfaces, garantindo um alto nível de produtividade ao substituir a interação humana nessas tarefas. 

Um RPA pode ter diversas aplicações, de acordo com a demanda apresentada ou ferramenta a ser utilizada. Algumas dessas utilizações são voltadas para: 

Automação de processos – Executa apenas as funções básicas definidas pelos programadores, seguindo ou imitando regras preestabelecidas.

Automação de processos inteligentes – São sistemas vão além de apenas seguir regras, sendo capazes de interpretar dados. 

Plataformas cognitivas – “Robôs” capazes de aprender com suas experiências de forma bastante semelhante ao aprendizado humano. Podem ainda realizar tarefas complexas. 

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Melhorias com implantação de RPA 

Há diversos ganhos potenciais com a automação proporcionada pelo RPA. Um dos mais importantes é a liberação de colaboradores da realização de tarefas repetitivas e que consomem tempo. Desse modo, podem concentrar atenção e esforços em ações de maior valor estratégico ou funcional, impulsionando assim melhores métricas para os negócios.

Um aumento no engajamento de colaboradores também pode ser obtido com a aplicação de RPA, uma vez que, ao focar em tarefas de maior valor, percebem a qualidade do tempo investido e a obtenção de melhores resultados.  

Podemos ainda listar outros benefícios imediatos:

Otimiza tempo de produção – Cria, testa e entrega novas automações em pouco tempo. 

Reduz possibilidade de erro humano – Elimina erros ocasionados por ações repetitivas de copiar e colar. 

Aumento de produtividade – Cumpre tarefas automáticas em segundos ou minutos, poupando tempo.

Satisfação do cliente – Redução de erros manuais, aumentando velocidade de serviços e atendimento de demandas. 

Compliance – Reduz contato humano com dados sigilosos ou vitais, reduzindo possibilidade de fraudes.

Automação é estratégica.

As possibilidades de uso de RPA são abrangentes, uma vez que essa automação pode atender variados segmentos. Em geral, lida com áreas que contam com atividades repetitivas, de caráter operacional e que não necessitem de tomadas de decisão. Processos onde pré-checagem, verificação e validação de dados são vitais são considerados como um dos pontos de maior necessidade de RPA.

Essa automação e ganho em tarefas pode ser voltada também para lidar com grande volume de inserção ou transferência de dados – eletrônicos ou manuais – para diferentes plataformas. Processos padronizados relativos à atividades de rotina, disparo de respostas e gestão de relatório também fazem parte do escopo de atuação de RPA. 

Com todas essas possibilidades de otimização de trabalho, o uso de RPA é considerado como uma vantagem competitiva estratégica para as organizações. Ao realocar colaboradores para atender demandas que requerem maior atenção, potencializa performance em ambiente de trabalho e garante maior qualidade de vida – afinal, a realização de tarefas repetitivas consome muita energia e tempo. Além disso, implantar RPA pode proporcionar um ROI (Retorno de Investimento) em um prazo entre 6 e 9 meses, conforme apontam especialistas. 


FONTE: MAXINST


Carlos Aboud Neto

Product Owner de TI | Analista de Suporte Bilíngue Senior | Suporte ao Produto em TI Senior

4 a

É uma tendencia e uma visão que muitos acabam não tendo. E realizando estes processos, continuaremos tendo empregos, só irão mudar os seguimentos e o foco. Tanto empresa quanto funcionários, ganham com o processo. Excelente caro Zaimar Vianna Pereira! =O)

Helena Mazzotti

EHS Executive | SHE - HSEQ Manager | Strategy | Lean | Safety Culture | Ergonomics | Fire & Life Safety

4 a

Comumente reduz os riscos ao trabalhador e danos ao meio ambiente, com redução de desperdícios!! 👏🏼👏🏼

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos