Autoconhecimento: assuma o controle e o poder

Autoconhecimento: assuma o controle e o poder

Quantas pessoas você conhece muito bem? Provavelmente algumas. Podemos pensar no marido / esposa, filhos, chefes e amigos. Em diferentes situações conseguimos imaginar qual será a reação da outra pessoa quando lhe contarmos algum acontecimento. 

O que é curioso é que nem sempre nos conhecemos tão bem quanto conhecemos essas pessoas. E por vezes não investimos tempo de qualidade analisando nosso comportamento para fazer um balanço do que funciona e do que vem nos causando problemas repetidamente. E então o que acontece? Perde-se um grande poder, que é dominar a si mesmo. O que acontece quando você está em uma situação de trabalho e alguém te provoca? Seja uma situação de intimidação, confronto ou um desafio. Qual a sua reação? Você reage com confronto, de forma agressiva? Você paralisa e fica sem reação? Você aceita e sai daquela situação, com vontade até de correr?

A sua reação provavelmente é instintiva. Mas você não precisa agir sempre da mesma forma, se não quiser. Quando nos conhecemos a ponto de saber os gatilhos que são acionados nessas situações, e em todos os outros momentos, temos a possibilidade de aprender a controlar e dirigir o nosso comportamento.

A partir do momento em que se conhece, você ganha o poder de escolha! Você passa a ter controle sobre suas reações, treinar novos comportamentos, ampliar seu repertório em diferentes situações. O poder sai das mãos do outro que provocou aquela situação, para as suas mãos, que escolherá como reagir da melhor forma para você mesmo.

Como chegar a este ponto? Para mim algumas coisas funcionam: terapia, coaching, solicitar feedback para outras pessoas, leitura de livros sobre comportamento, entre outros. Importante envolver sempre pessoas de confiança, que querem contribuir com seu desenvolvimento e profissionais capacitados para cada atividade proposta. Veja por onde começar ou aprofundar, mas mergulhe nesta jornada que não tem fim, mas tem um caminho incrível de descobertas!

Cristina Lamas

Psicóloga, Neuropsicóloga e Profissional de RH

8 a

Bem bacana a abordagem, principalmente quando menciona que, muitas vezes, a ajuda profissional é imprescindível nesta descoberta. Enquanto que para muitos pode parecer sinal de fraqueza, para aqueles que buscam a realização de seus objetivos pode ser a grande alavanca de suas vidas.

Maria Mazzarello Veloso MSc. (瑪利亞)

Bussiness Advisor & Conselheira de Administração | Estrategista de Futuros | Construtora de Ecossistemas | Negócios Sustentáveis | Metamorfoses Organizacional | Perspectiva Glocal | Impacto Positivo para Todos

8 a

Laura, muito bom!

Gustavo Mançanares Leme

Founder & Managing Partner | Headhunter | HR Strategist | Board Member

8 a

Parabéns Laura pelo texto e convite a reflexão. Para mudar os outros primeiro tenho que me conhecer ou melhor reconhecer, aí o processo no outro começo em mim. Por isso o Autoconhecimento nos ajuda a assumir o controle e o poder das escolhas que transformam. Obrigado.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Laura Widal

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos