Autoconhecimento: assuma o controle e o poder
Quantas pessoas você conhece muito bem? Provavelmente algumas. Podemos pensar no marido / esposa, filhos, chefes e amigos. Em diferentes situações conseguimos imaginar qual será a reação da outra pessoa quando lhe contarmos algum acontecimento.
O que é curioso é que nem sempre nos conhecemos tão bem quanto conhecemos essas pessoas. E por vezes não investimos tempo de qualidade analisando nosso comportamento para fazer um balanço do que funciona e do que vem nos causando problemas repetidamente. E então o que acontece? Perde-se um grande poder, que é dominar a si mesmo. O que acontece quando você está em uma situação de trabalho e alguém te provoca? Seja uma situação de intimidação, confronto ou um desafio. Qual a sua reação? Você reage com confronto, de forma agressiva? Você paralisa e fica sem reação? Você aceita e sai daquela situação, com vontade até de correr?
A sua reação provavelmente é instintiva. Mas você não precisa agir sempre da mesma forma, se não quiser. Quando nos conhecemos a ponto de saber os gatilhos que são acionados nessas situações, e em todos os outros momentos, temos a possibilidade de aprender a controlar e dirigir o nosso comportamento.
A partir do momento em que se conhece, você ganha o poder de escolha! Você passa a ter controle sobre suas reações, treinar novos comportamentos, ampliar seu repertório em diferentes situações. O poder sai das mãos do outro que provocou aquela situação, para as suas mãos, que escolherá como reagir da melhor forma para você mesmo.
Como chegar a este ponto? Para mim algumas coisas funcionam: terapia, coaching, solicitar feedback para outras pessoas, leitura de livros sobre comportamento, entre outros. Importante envolver sempre pessoas de confiança, que querem contribuir com seu desenvolvimento e profissionais capacitados para cada atividade proposta. Veja por onde começar ou aprofundar, mas mergulhe nesta jornada que não tem fim, mas tem um caminho incrível de descobertas!
Psicóloga, Neuropsicóloga e Profissional de RH
8 aBem bacana a abordagem, principalmente quando menciona que, muitas vezes, a ajuda profissional é imprescindível nesta descoberta. Enquanto que para muitos pode parecer sinal de fraqueza, para aqueles que buscam a realização de seus objetivos pode ser a grande alavanca de suas vidas.
Bussiness Advisor & Conselheira de Administração | Estrategista de Futuros | Construtora de Ecossistemas | Negócios Sustentáveis | Metamorfoses Organizacional | Perspectiva Glocal | Impacto Positivo para Todos
8 aLaura, muito bom!
Founder & Managing Partner | Headhunter | HR Strategist | Board Member
8 aParabéns Laura pelo texto e convite a reflexão. Para mudar os outros primeiro tenho que me conhecer ou melhor reconhecer, aí o processo no outro começo em mim. Por isso o Autoconhecimento nos ajuda a assumir o controle e o poder das escolhas que transformam. Obrigado.