AUTOCONHECIMENTO

AUTOCONHECIMENTO

Aonde estou? Pra onde vou? Onde quero chegar?

Parecem perguntas simples, mas você sabe respondê-las?

Você sabe o que precisa fazer para chegar ao seu objetivo? Se sim, já colocou em prática?

Que tal pegar um papel e uma caneta e fazer um mapeamento profundo sobre você.

Precisamos compreender nossos sentimentos, nossas emoções, nossas ações, precisamos nos conhecer internamente, descobrir nossas capacidades, repensar nossas atitudes, bem como os pontos que devemos melhorar.

Esse não é um processo de um dia, é um processo diário, temos que torná-lo um hábito, uma rotina. A cada descoberta, a cada novo questionamento nós vamos nos transformando e amadurecendo, nós estamos em constante evolução, vamos nos recompensar por isso, são avanços que merecem nossa atenção.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Entender o motivo de nossas atitudes, assim como o impacto que trazem para nossa vida é essencial, vamos deixar de procrastinar, vamos agir diferente para termos resultados diferentes. 

Foram as dificuldades e os desafios que tive na minha vida que surpreendentemente me apresentaram uma Karoliny que jamais pensei em conhecer. Que me levaram a uma reflexão profunda e a entender quem sou e a me questionar aonde quero chegar. Analisei o que minhas ações estavam dizendo sobre mim, o tipo de pessoa eu queria ser e revi meus objetivos, princípios, o conceito e a perspectiva que tinha da vida.

Enxerguei minhas vulnerabilidades e também uma força interior que jamais achei capaz de ter.

Precisei de um propósito na minha vida, vou tentando colocá-los em prática, nem sempre tenho sucesso, mas o fato de querer, isso já é um grande passo. Sigo o ditado de um mestre que tenho grande admiração e respeito:

“Querer é poder, eu quero, eu posso, eu vou vencer”!

Minha vó, a pessoa mais sábia que conheço sempre me diz: “Medite, faças as técnicas de respiração, encontre o seu eu interior, a sua essência, e tome o controle das suas emoções, ali você vai achar as respostas que precisa, pois elas estão dentro de você”.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Por muito tempo tive dificuldade em dizer “não”, por mais atarefada, com compromissos pessoais, não importava, eu não conseguia dizer “não”. Esse é um dos meus propósitos, estou engatinhando ainda, mas já tenho ciência de que devo me impor, confesso que meus primeiros “nãos” não repercutiram bem, mas me fizeram enxergar o que eu significava para tal pessoa.

Se dê valor, coloque você como prioridade sempre.

Tenha essa noção, você vai se impor e se tornar o grande autor da sua história, das suas atitudes e da sua vida. Isso vai fazer você compreender as pessoas melhor e o impacto que elas têm na sua vida.

Vou te fazer mais alguns questionamentos:

Você trabalha com o que gosta?

Seu trabalho te satisfaz?

Pra quem não sabe tenho 2 graduações, sou formada em Direito pela PUC/PR, uma universidade e um curso de renome. Quando prestei o vestibular tinha 2 opções: Direito e Publicidade e Propaganda. Talvez por influência ou pela inexperiência optei pela primeira opção, resolvi seguir os passos do meu pai. Logo de cara já me decepcionei, percebi que a justiça é realmente cega. Minha responsabilidade não me deixou largar a faculdade, sentia uma cobrança de mim mesma, mas eu estudava somente pra passar, não tinha na minha mente um futuro projetado, “estou aqui e meu próximo passo é esse”, não me preparei para o futuro, apenas deixei a vida me levar.

Trabalhei alguns anos na área de contratos e digo: “foi frustrante”. Consegui comprar meu carro, bancar minhas extravagâncias e só. Dentro de mim a tristeza, a falta de perspectiva me desmotivavam tanto, que chegava em casa e só chorava. Tive uma grande oportunidade de crescer na área, contei para os meus pais e eles ficaram felicíssimos (apenas eles), aquela proposta não fez diferença, pelo contrário, fiquei frustrada em saber que seria com isso que trabalharia o resto da vida (não serei hipócrita de dizer que não fez bem para o meu ego essa proposta, mas somente nesse quesito).

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Até que resolvi mudar, sair da minha zona de conforto e definir para onde queria ir. Lá fui eu fazer vestibular e começar uma nova faculdade. Aos meus pais agradeço pelo apoio, e mais ainda o suporte que me deram, pois voltei a ser estagiária, e te digo, nunca fui tão feliz!

Hoje trabalho com o que amo, e a cada dia busco alcançar uma nova etapa de sucesso na minha carreira. Sei que tenho habilidades técnicas e que devem ser sempre atualizadas, busco um aprendizado constante, quero aprimorar minhas competências nessa área que escolhi e sou apaixonada, meu próximo passo é a minha pós em Marketing Management que começa no próximo dia 10.

Demorou muito para que eu “acordasse para a vida”, mas antes tarde do nunca.

Deixei de procrastinar, estou criando novos hábitos que estão se tornando parte da minha rotina. Houveram “deixas” que me fizeram despertar, e através delas estou aproveitando para investir em mim, e colocar em prática tudo o que tenho compartilhado com vocês.

Não é nada fácil, por isso vou me recompensando por cada vitória. Um livro que me fez enxergar esse processo foi “O poder do hábito” de Charles Duhigg. Ele te fará entender como os hábitos funcionam, a importância de entendê-los tanto na vida pessoal como profissional, como empresas têm tanta dificuldade em mudar e prosperar, valorizar e reconhecer a importância de seus funcionários, por exemplo, e outras conseguem implantar isso da noite para o dia. “Transformar hábitos pode gerar milhões e significar a diferença entre fracasso e sucesso, vida e morte”.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Finalizo reforçando a importância do autoconhecimento, com a importância de você acreditar no seu potencial e ter a consciência que somos os únicos responsáveis pela nossa carreira e pela nossa trajetória pessoal.

O autoconhecimento é a chave do sucesso.

Quando lançar seu livro vou comprar com certeza, porém quero autografado. Um texto melhor que o outro. Parabéns 🥰

Parabéns Karol! Sempre te admirei pela mulher que se tornou e ter conseguido parar, refletir e mudar o rumo de sua vida quando não estava bom, é um ato de muita coragem e de grande atitude. Obrigada por compartilhar suas lições de vida! 

Elen Capelari

Vendas | Nordtech Maquinas E Motores

4 a

Como é bom encontrar uma pessoa que AMA o que faz tanto quanto vc!!! Parabéns 👍

Andrigo Bernert

Gerente de Finanças Sênior

4 a

Ótimo texto Karol, parabéns 👏👏

Carol Moura

Gestão Comercial | Canal Corretor | Fundadora do Grupo Conexões

4 a

Nossa Ka, te vi e me vi em várias linhas,sua trajetória traz identificação e ver que chegou até aqui, é felicidade. Fico muito feliz e orgulhosa por você e de fato, cada um desses passos, faz a diferença em uma vida inteira. Inspiradora 👏🏽👏🏽👏🏽

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Karoliny Jordão

  • QUE LIÇÕES 2020 DEIXOU PRA VOCÊ?

    QUE LIÇÕES 2020 DEIXOU PRA VOCÊ?

    Esse ano não foi nem um pouco fácil, além de ter sido bem diferente de tudo o que poderíamos imaginar. O tão esperado…

  • RECOMERÇAR: QUANTAS VEZES QUISER

    RECOMERÇAR: QUANTAS VEZES QUISER

    Uma das coisas boas da vida é que sempre temos a oportunidade de recomeçar. E nunca é tarde para isso.

    3 comentários
  • A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO

    A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO

    Você já criou expectativas esperando que a outra pessoa “lesse” seu pensamento e colocasse em prática aquilo que…

    7 comentários
  • VENCENDO A SI MESMO

    VENCENDO A SI MESMO

    Quem diria que o segundo artigo seria mais difícil que o primeiro. Achei que o ponta pé inicial de vencer uma barreira…

    20 comentários
  • PROCRASTINAR

    PROCRASTINAR

    Um belo tema para iniciar meu primeiro artigo, afinal procrastinei ele até hoje. É tão fácil planejar e executar…

    12 comentários

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos