Autoconhecimento para obter sucesso

Autoconhecimento para obter sucesso

Um momento único, pessoas ávidas para ouvir o que o especialista em mudança comportamental Wendell Carvalho tinha a dizer. O curso “Impactando Vidas – O Poder da Escolha” em Montes Claros, em fevereiro, reuniu centenas de pessoas e contou ainda com a participação da nutricionista Karina Peloi. Seus vídeos no YouTube já somam mais de 5 milhões de visualizações e têm ajudado milhares de pessoas a transformarem suas vidas. Quem também participa do evento é a nutricionista Karina Peloi, sua esposa. 

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Meu desafio aqui é passar um pouco do que apreendi, especialmente sobre como o autoconhecimento pode influenciar diretamente a carreira e a visualizar oportunidades de negócios. Wendell é carismático e tem uma oratória marcante, ele desperta a vontade de conquistar mais, otimizar o tempo e quebrar paradigmas, muitos deles criados a partir de crenças limitantes que vêm com a família. 

Seguimos os passos que nossos pais ou sociedade traçaram, mas é preciso questionar o status quo, afinal o modelo de sucesso é único, cada um é de um jeito e devemos assumir as rédeas da própria vida. Temos um nível de merecimento, na saúde, relacionamentos e carreira, e devemos querer mais, merecer mais, não aceitar menos do que se merece. Muitas vezes justificamos nossas atitudes para não mudar algo que não está bom. E isso pode se estender para outras áreas da vida, como a equipe de trabalho, por exemplo.

O palestrante destaca que existem padrões que levam ao fracasso ou ao sucesso. Precisamos superar desafios, como: não merecimento, baixos padrões, aceitação do cenário atual, não definição do estilo de vida, mente desistente, gastar o tempo com o que não importa, atitudes que estão te puxando para baixo, etc. Se o que nos diferencia dos animais é a autoconsciência, precisamos encarar esta dura realidade: temos exatamente o que merecemos!

Fato é que ninguém muda ninguém, gastamos energia tentando mudar o outro em vez de nos concentrar em nós mesmos. Lembrando que tudo é dádiva, mesmo os desafios mais difíceis, eles nos ajudam a evoluir e crescer. No seio familiar isso é comum, contudo Wendell defende que não devemos interferir na vida dos pais, apenas respeitar o jeito e as decisões deles. “Existe uma hierarquia natural no sistema de ordem dos relacionamentos, os pais vêm primeiro e devem ser respeitados como tal”.

E para o ciclo do sucesso se concretizar, devemos ser generosos. Pessoas que vencem não se economizam, se doam 100%. E há exemplos de pessoas bem-sucedidas por todos os lados, que podem ser como mentores, ajudando a fazer algo que você levaria muito tempo e esforço pra fazer. Ainda, a modelagem, na qual você se inspira em alguém que tem mais sucesso que você e observar as estratégias que ela faz para chegar aos objetivos. 

Siga seu chamado, ame o que você faz. Nunca foi tão fácil ganhar dinheiro fazendo aquilo que se gosta. Ter visibilidade é a chave, a internet e as redes sociais estão muito acessíveis e é preciso ação para fazer acontecer. Esse é o item que separa vencedores de fracassados: tentar. Afinal, qualquer resultado é melhor que nenhum resultado. Os erros levam à perfeição, olhe para seus erros e aprendam com ele. 

Nossas atitudes e crenças fazem a diferença no dia a dia. Coisas simples se tornam difíceis quando não sabemos falar não para as pessoas. É preciso focar no objetivo e toda vez que que tiver alguma dificuldade há três opções: aceitar, reclamar, agir massivamente. Wendell acredita que reclamar não leva a nada, leva a vida para trás. Devemos acionar o poder que está dentro de cada um e vencer o medo de realizar algo.

Em relação aos medos, esta pode ser a chave para resolver algo. Temos vários tipos que travam a vida profissional e pessoal, como o medo de não ser bom o suficiente, de desagradar a opinião dos outros, da falta de controle sobre o futuro. O medo bom é o que te aconselha, que gera prudência. Ao contrário do medo que traz pânico e congela, você não consegue agir e fica aprisionado. 

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Em resumo, Wendell mostrou que o poder pessoal e inteligência emocional dependem do grau de vitimismo e do protagonismo que adotamos na vida. As estratégias de alta performance nos negócios e carreira passam por atitudes que visam reprogramar crenças, dominar o medo e criar uma nova realidade; desbloquear o potencial para se tornar uma referência no trabalho; entender os padrões de pessoas prósperas e como aplicar isso; reestruturar laços afetivos e viver novamente a paixão do começo do relacionamento e desenvolver a conexão com a gratidão divina.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Nágila Almeida

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos