Autoconhecimento, trabalho e produtividade
Tenho ido a um mosteiro de tempos em tempos. A experiência sempre é muito boa. Posso refletir, ter muito tempo de silêncio e de encontro comigo e isso é extremamente revigorante.
Gostaria de dividir aqui uma das reflexões que tive por lá:
Não nos conhecemos, não temos tempo para nos relacionar conosco... e o mais próximo é o mais estranho, desconhecemos nosso potencial, nossos medos, nossos desejos...sabemos da notícia do outro lado do mundo, estamos por dentro de todas as novas tecnologias e por vezes desconhecemos nossos pensamentos, nossos sentimentos, onde queremos chegar ou nosso potencial de criar, pensar
Quantas vezes entramos num fazer frenético e improdutivo achando que estamos "trabalhando", não é mesmo? Correndo de um lado para o outro, fazendo, fazendo, desequilibradamente, sem planejar, no automático, envoltos pelo desenfreado dia-a-dia de tarefas sem fim e nem sempre produtivas.
Olha a teoria:
Trabalho, segundo a física, normalmente representado por W, é uma medida da energia transferida pela aplicação de uma força ao longo de um deslocamento.
Veja a fórmula:
W = F (FORÇA) x D (DESLOCAMENTO)
Quando, mesmo considerando um enorme esforço, você não sai do lugar, ou seja, não há deslocamento (D=0), o TRABALHO, pela simples aplicação da fórmula, também será ZERO. Em outras palavras, se você não produz, não sai do lugar e não gera RESULTADOS, não importa se trabalhou muito, fez horas extras, o seu trabalho é NULO.
Para o trabalho ser produtivo, para que aconteça o deslocamento, é preciso planejamento, ações concretas e criativas, inspiradas, estar equilibrado e ter o machado afiado....caso contrário é puro esforço e cansaço.
Pare, 2 minutos, respire profundamente, pense no que vai fazer em seguida, é importante? Está sendo feito da melhor forma? É a melhor alternativa? Tem um jeito para fazer isso que traga um melhor resultado?
Bem, desejo a todos uma semana planejada e produtiva, com equilíbrio.