Autocontrole: Por que resistir é tão difícil?
Porque resistir é tão difícil?
Não é simples manter a disciplina diante dos prazeres da vida, mas a ciência já sabe que o autocontrole é uma das atitudes mais importantes que você pode ter.
Saiba como desenvolver:
Todos os dias enfrentamos prazeres imediatos, um hambúrguer no almoço,15 minutos a mais de sono, deixar o trabalho para amanhã, às vezes cedemos, às vezes fugimos, mas o autocontrole é uma das atitudes mais importantes e difíceis da vida, o melhor é que podemos aprender.
O autocontrole, autodisciplina, mostra uma capacidade do ser humano em que consegue controlar e adiar o prazer para um propósito futuro.
Não é segredo para ninguém que para nos sentirmos mais felizes nós precisamos comer verduras, fazer esportes, sem falar em economizar dinheiro, mas andar na linha não é tão simples quando pode parecer.
Por trás das tentações há um intrincado sistema cerebral que tenta o tempo inteiro nos levar para o mal caminho, se vamos ceder às vontades ou não, depende do nosso autocontrole. Um dos fatores mais decisivos para o desempenho da nossa vida.
De acordo com as últimas pesquisas é assim que nós nos comportamos diante das tentações, lembra do personagem que tem um anjinho no ombro e um diabinho no outro, é praticamente um diálogo interno, uma batalha que acontece dentro da gente, entre querer sentir o prazer imediato ou esforço para adiá-lo.
Algumas pessoas são naturalmente mais descontroladas do que outras, mas de maneira geral todos temos coisas que conseguimos manter nos trilhos e outras que descarrila.
Às vezes, se vai bem no trabalho, mas não consegue levar uma dieta a sério, mas qual é o problema de ceder às tentações?
A existência do futuro!
Se você soubesse que vai morrer amanhã não teria porque guardar dinheiro ou passar o sábado à noite estudando, nem ficar comendo salada, essas preocupações só fazem sentido porque imaginamos que vamos viver muitos anos ainda.
Os cientistas já conseguiram mapear o centro do prazer no cérebro, quando os neurônios dessas regiões estão ativos, liberam um neurotransmissor chamado dopamina, responsável pela sensação de prazer, incluindo as que controlam as emoções, o aprendizado, o julgamento e o planejamento, ou seja, o autocontrole.
A dopamina causa uma sensação de prazer tão poderosa que você terá vontade de sentir de novo e de novo, por isso, qualquer coisa que estimule essas estruturas cerebrais como a comida, o sexo e a preguiça é tão tentadora.
De fato o processo é parecido como um vício, em cérebro tanto de viciados em drogas, quanto de obesos é comum haver um número reduzido de receptores de dopamina.
A lógica é de uma rua sem bueiros que alaga durante uma tempestade, sem receptores para absorver a dopamina ela sobe no cérebro.
Indivíduos com maior dificuldade em manter autocontrole provavelmente tenham nascido com menos receptores, o que os tornariam mais vulneráveis ao vício, ou seja, ao descontrole.
Quase todas as tentações pode potencialmente ser viciantes, a preguiça, a procrastinação, a vontade de fazer compras e o sexo.
A modernidade aliás é péssima para quem quer se controlar, são tantas as possibilidades que fica difícil optar por algo sem pensar em todas as opções incríveis deixadas de lado. Porque preparar uma salada se eu posso pedir hambúrguer no meio da noite? Para que economizar dinheiro se dá para pagar em 10 vezes no cartão? Com a internet o excesso de informações disponível manda para o espaço qualquer tentativa de controle.
Para os geneticistas comportamentais o controle é resultado tanto da genética, quanto às influências do meio externo, mas ainda não conseguiram mapear os genes associados a ele, mas a novidade é que não há nada absoluto em nossas capacidades de autocontrole, ela tem uma variável genética, mas não é determinante.
O cientista Roy Baumeister, da Florida State University em seus estudos comprovaram que o autocontrole é um recurso limitado. A conclusão é a de que nossa habilidade de nos comprometer com objetivos a longo prazo depende da nossa reserva de disciplina. Se o professor estiver certo, a primeira técnica para aprender a se ter mais autocontrole seria gastar "ele" o mínimo possível durante o dia, para lançar mão de usar no que realmente é importante.
Para você ter uma ideia de um exemplo, se você passa o seu dia no trabalho desgastante ao qual você mantém o alto controle para não perder a cabeça, chegar ao final do dia você vai informar ao seu cérebro que merece algo de prazer, neste caso, então tu gastou toda a sua energia de autocontrole durante o dia e não vai conseguir resistir a um bolo de chocolate, porque você merece.
O sucesso do autocontrole depende de muitas variáveis, uma delas é a dificuldade que a pessoa sente em se privar de uma coisa específica.
Um chocólatra vai sofrer mais para fazer dieta do que alguém que não liga para chocolate, ou alguém que não gosta de ler dificilmente vai tirar notas altas nas aulas de História.
Se precisamos de autocontrole porque temos planos para o futuro é de se esperar também que a capacidade de manter o foco em um objetivo seja importante. Se você cair na primeira possibilidade de prazer imediato, não vai chegar a lugar nenhum. Pense no exemplo, você está meio insatisfeito com a barriga e decide começar a fazer uma dieta na segunda-feira, na terça é aniversário de um amigo e ele marca num bar, além da tentação do chopp vem tudo o que acompanha, salamito amendoim, frituras em geral, você segura a vontade e pede uma salada e um suco? E como lidar com a pressão dos amigos?
A mudança do seu autocontrole pode ser melhorado com alguns treinamentos simples:
1)- Vá com calma, o autocontrole não é infinito, por isso não desperdice se expondo a tentações como ir ao bar, se você quer emagrecer
2)- Entenda as consequências negativas de um comportamento.
3)- Assuma o compromisso em público, isso vai ajudar para que as outras pessoas ajudem a te cobrar no atingimento do que deseja.
4)- Procure ser específico estabelecendo metas, ou seja, perder 2 kg no mês é mais concreto do que manter objetivo de emagrecer indefinidamente.
5) Comemore cada meta conquistada.
6)- Esteja atento as tentações para não ser pego desprevenido. Dependendo para onde for convidado, diga NÃO.
7)- Às vezes, você merece uma trégua, permita-se seguir as metas, mad não seja muito rígido, a chance de desistir é grande, seja flexível com você mesmo.
Se você se identificou com a falta de autocontrole, lembre-se, os recursos são limitados mas podemos desenvolver estratégias positivas para nos ajudar a atingir nossos objetivos.
Se conhece algum amigo ou familiar por favor lembre de compartilhar.
Felicidade é atitude.
Texto original escrito por Paula Scarpin revista super interessante link:
Gestora de RH | Business Partner | Atração de talentos | Talent acquisition | DHO | Gente e gestão | Projetos de RH | Mentoria | Coaching | DISC | Psicologia positiva | Employer branding | Employee experience
6 aRenata Farias; Priscilla Ibiapina