AUTOCUIDADO: A ARTE DO BEM-ME-QUERO
Quando queremos ter tudo perfeito, dar sempre resposta, cumprir prazos, ajudar todos ao nosso redor… E nos esquecemos do mais importante: Cuidar de Nós!
O “glamour” de estar sempre ocupado
Perdidos no meio da diversidade de tanta novidade tecnológica e digital, vivemos a um ritmo alucinante, talvez numa tentativa frustrada de acompanhar esta evolução sem precedentes.
Enquanto lamentamos que não temos tempo para nada, estamos constantemente em busca de mais coisas para fazer.
Sempre de agenda cheia, com listas de tarefas que se multiplicam sem nunca ver o fim, acabamos por ter cada vez mais dificuldade em parar e ter tempo para nós próprios.
Desejamos uma pausa, mas sentimo-nos ansiosos quando o fazemos. Parece que estar sempre ocupado e stressado se tornou um símbolo de produtividade, sucesso e “glamour”. Será mesmo assim?
O primeiro passo para uma vida plena e feliz
Não há regras pré-estabelecidas. Há que aprender a desacelerar, parar para respirar fundo, olhar para dentro e ouvir o corpo. Só assim seremos mais conscientes sobre nós próprios, despertamos os sentidos e garantimos a saúde mental, física e emocional.
É, portanto, essencial deixar de ser adepto do multitasking e passar a fazer uma coisa de cada vez, criando uma lista de tarefas por ordem de prioridade e cumprindo-a de modo consciente.
Render-se à magia do modo pausa também fará certamente a diferença. Desfrutar de um passeio ao ar livre em comunhão com a natureza, ler um livro, meditar, ouvir a playlist favorita ou não fazer absolutamente nada, não só dá um boost à produtividade como melhora o bem-estar geral. O importante é sentirmo-nos bem e sem autocrítica.
E, enquanto ser social que somos, não podemos esquecer que é uma necessidade básica a conexão com pessoas que nos são queridas.
Por fim, mas não menos importante, cultivar hábitos de sono saudáveis, fazer as escolhas certas à mesa, optando por uma alimentação equilibrada, mexer o corpo, através da prática regular de exercício físico, desafiar-se a ter uma vida offline e ligar-se a si próprio, à descoberta do seu propósito, são mais alguns exemplos de como praticar o bem-me-quero.
Recomendados pelo LinkedIn
Autocuidado é a chave do sucesso
Parece claro que ignorar o stress, a exaustão mental e o desgaste físico e emocional, para cumprir deadlines e cuidar (apenas) dos outros, não é solução! Além da importância de fazermos escolhas saudáveis, é fundamental reservarmos momentos para recarregar energias e nos dedicarmos a atividades que nos fazem sentir bem, tranquilos e, acima de tudo, felizes.
Sobre Mim
Olá, chamo-me Liliana Ferreira, e sou apaixonada pelo Setor Wellness! Licenciei-me em Fisioterapia e, posteriormente, especializei-me em Gestão de Spa, acumulando 13 anos de experiência em unidades hoteleiras de luxo, tanto a nível nacional como internacional.
Nos últimos 4 anos, desempenhei com orgulho o cargo de Diretora Corporativa dos Satsanga Spa & Wellness dos Hotéis Vila Galé, em Portugal. Nesta função, fui responsável pela liderança de toda a equipa Spa, uniformização da marca Satsanga, gestão financeira, dinamização comercial, marketing e garantia de elevados padrões de qualidade.
Movida por desafios, sou também embaixadora de Portugal no World Wellness Weekend e membro fundador da Associação Portuguesa de Spas, onde contribuo ativamente para posicionar Portugal como um destino de excelência em saúde e bem-estar.
Acredito firmemente que o autocuidado é a chave para o sucesso e estou comprometida em promovê-lo tanto a nível pessoal como profissional. Espero que este artigo tenha sido útil para si e que possamos continuar a partilhar ideias sobre saúde, bem-estar e sucesso.
Se se identificou ou gostaria de partilhar a sua perspetiva, convido-o a adicionar-me à sua rede ou expressar a sua opinião na secção de comentários abaixo.
👏❤️👏
Senior Legal Counsel
1 aMuito bom Liliana! Partilho inteiramente os teus pensamentos. Quem me dera poder mudar e ter mais tempo para o que importa na vida. Espero que encontres a tua felicidade e sobretudo que te encontres a ti própria. Um grande beijinho!
PR & Creative Direction in Luxury Hospitality
1 a👏 Reflexão bastante oportuna numa era que nos faz questionar: se desacelerarmos, ficamos para trás? Acho que só com muita confiança e auto-conhecimento podemos perceber as nossas prioridades e viver de acordo com elas para uma vida mais feliz.