autoestima e liderança
Se você quiser viver uma vida melhor, se você quiser viver uma vida de mais felicidade, se você quiser viver uma vida mais próspera e rica, então, você deve GOSTAR MAIS DE VOCÊ.
Quando você não se ama, você abre as portas da raiva, do ódio, da desesperança, da angústia, das dúvidas, vergonha, da culpa, e, creia em mim, elas virão até você e o atacarão com toda força e farão com que você, cada vez mais, sinta que não é merecedor.
Merecedor do que?
Merecedor de um por do sol, merecedor de um lindo dia no parque com seu filho, de um passeio de mãos dadas com quem ama. Merecedor de uma linda e confortável casa; merecedor de mostrar seus talentos ao mundo. Merecedor de um lindo sol nascente na companhia de amigos, merecedor de uma grande empresa, de realizações e dias felizes.
Sim. Quando sua autoestima estiver baixa, você vai brechas no seu coração, e sua mente para os invasores bárbaros que penetrarão na tua morada, se apossarão de teus bens, sentarão na tua cadeira da liderança e passarão a comandar você. E você passará a ser comandado ao invés de comandar.
Mas do que esse cara está falando? Se você se fez esse pergunta o invasor já está sentado na sua cadeira, e provavelmente irá sussurrar na sua mente “não preste atenção, este é mais um desses enganadores. Esse é um dos milhares de autores bobos de autoajuda.”
Quando os invasores passam a liderar você, a primeira medida que eles tomam é decretar que você não tem direitos. Eles matarão sua alegria de viver, mostrando-lhe que a vida é servidão, obediência cega às regras que eles lhe imporão. E você será lançado em dias cinzas...aos poucos você vai tornando-se um verdadeiro escravo. Eles dirão que esta vida não é para ser gozada, e sim, uma vida miserável de dor e sofrimento e, que existe muita coisa boa no sofrimento, quanto mais sofrer, melhor para você. E você passará a acreditar no invasor.
Alguém aparecerá um dia e lhe dirá “você é um líder!”. E seu comandante apossado na sua mente lhe dirá “besteira, isso é tolice”. E você ficará confuso, terá dúvidas, já não sabe mais a quem recorrer, porque não é mais o líder de si mesmo, agora, você obedece.
Seu companheiro ou sua mulher diz “Que tal um brincadeirinha diferente?” E você diz: “Que é isso mulher?” Seu olhar será de reprovação. Você brincava quando era criança. De repente perdeu o gosto por brincar? É um sinal de escravidão. Escravos não tem direito a brincar.
Um dia, seu filho o chamará para ir ao parque rolar na grama, jogar bola e tomar um sorvete ao sol. E você dirá “não tenho tempo, preciso ganhar esse maldito dinheiro para fazer as coisas acontecerem nessa casa”. Quando isso acontecer, mesmo você tendo o dinheiro para o sorvete, e tempo para o parque, o fato de não ir, e responder assim, significará que o invasor já se sente confortável na sua cadeira, ele, já pensa que é dono de tudo. Se você não tomar uma providência, ele, realmente será.
Diga-me. O corpo é seu, a mente é sua, o coração é seu, a vida é sua, e você não é dono de nada e não tem direitos a alegrias?
Mesmo nos momentos difíceis, mesmo diante das dores da vida, é você quem deve liderar, pois, se não o fizer, não aprenderá as lições para seu Eu.
Existem muitas lições a serem aprendidas numa vida, e, uma lição importante é que VOCÊ DEVE LIDERAR A SI MESMO.
Se você tiver amor por si, consideração por si. Se tiver cuidado e carinho, consigo mesmo, então, sua autoestima estará preservada. Você se sentirá merecedor. E sentindo-se merecedor você senta no trono da sua mente e do seu coração e passa a liderar a sua vida, de onde estiver, com os recursos que tiver e poderá caminhar rumo aos seus objetivos sejam eles quais forem, pois, comandará forças visíveis e invisíveis capazes de conquistar tudo que for possível e até o impossível.
Mas como me amar? Como cuidar mais de mim? Como ser carinhoso comigo mesmo? A maneira mais simples é amar, cuidar, e ser carinhoso com alguém que esteja bem perto de você. É amando que se ama, é cuidando que se é cuidado, é abrindo as portas do amor, que expulsamos os invasores indesejáveis.
Esta é uma bela maneira de começar. A questão é. Você já tomou esta decisão?
Walberto Fernandes
walberto@walberto.com.br