Automação Residencial: Interfaces
“É possível controlar minha casa pelo celular?”
Se você já se perguntou isso, a resposta é: SIM!
Inclusive, não só os smartphones são eficientes para isso, como também várias outras interfaces existentes no mercado.
Não importa a idade, características pessoais ou até mesmo a familiaridade de interagir com a tecnologia, existem diversos modelos de interfaces capazes de atender qualquer público.
“Ixi, mas não sei nada sobre isso.”
Fique tranquilo! Hoje abordaremos sobre as interfaces mais utilizadas para controlar seu ambiente.
Boa leitura!
Pulsadores e Keypads
Os tipos de interfaces que mais se assemelham aos interruptores tradicionais são os Pulsadores e os Keypads. A diferença está na forma de acionamento.
Enquanto em interruptores, cada posição dos botões representam um único estado, ou seja, luz ligada ou desligada, nos pulsadores e keypads a tecnologia aparece. Eles enviam sinais ao sistema de automação que executa uma função pré-programada e que poderá ser alterada no futuro sem intervenções na infraestrutura. Ou seja, o antigo liga/desliga vira um universo de possibilidades.
Eles possuem uma infraestrutura mais simples quando comparados aos interruptores tradicionais – geralmente eliminam a necessidade de vários fios. Além de virem com uma estética moderna e diversificada, ideais para qualquer ambiente.
Em determinadas situações, esta interface pode ser a melhor alternativa a ser utilizada, dada a intuitividade de uso. Comandos do tipo “desligar tudo” ao sair de casa ou deixar a casa no “modo festa” são exemplos deste uso.
Controle Remoto Universal
Assim como os pulsadores e keypads substituem o interruptor tradicional, o controle remoto da automação pode substituir todos os outros diversos controles dos mais variados equipamentos eletrônicos existentes no ambiente.
Com eles, é possível controlar a iluminação, climatização e equipamentos de áudio e vídeo, tudo em um único controle. E o melhor está por vir…tudo sem precisar se preocupar com pilhas, afinal, possuem baterias recarregáveis e de alta performance.
Muito mais fácil, rápido e objetivo.
Smartphones, tablets e desktops
Recomendados pelo LinkedIn
Queridos pela maioria, os apps também permitem o controle de seu ambiente. Simples e intuitivos, neles os usuários podem:
Ao invés de ter um aplicativo para cada equipamento eletrônico, os aplicativos dedicados a automação trazem a facilidade e a comodidade da integração dos dispositivos do ambiente em um único local.
Telas Touch Screen
Similar aos aplicativos de smartphones e tablets, as telas touch screen também permitem que o morador controle todo o ambiente em uma única interface.
Por serem dispositivos dedicados, trazem como principais vantagens:
Alguns deles ainda incorporam funcionalidades como reconhecimento facial e assistente de voz embutido.
Comando de Voz
“Alexaaaaaaaa… Apagar sala.”
“Ok Google…Ligar TV.”
Nesse universo de interfaces, os assistentes de voz vieram para que o usuário consiga interagir de maneira verbal com seu ambiente.
Com a popularização da Alexa, Google Assistant e outros assistentes de voz, é possível que o usuário controle todo o seu ambiente falando com ele. Ou seja, o usuário pode controlar diversos equipamentos sem utilizar as mãos e sem se deslocar. Já imaginou ajustar a iluminação do jardim do seu quarto? Ou ligar seu sistema de home theater enquanto cozinha? E que tal aumentar a temperatura do ar condicionado enquanto cuida do bebê?
Está à procura de um profissional para realizar o projeto do seus sonhos?
Seja em um único ambiente ou em toda a residência, a automação vem para trazer mais conforto, tranquilidade, acessibilidade e qualidade de vida aos moradores. Por ser personalizada, o ideal é conversar com seu integrador que juntos encontrarão as melhores interfaces para seu projeto.
Lembrando que o ideal é sempre combinar mais de uma interface em seu espaço.
Acompanhe esse e demais artigos no blog do nosso site.
Viva a Experiência!