Automotivação: Faça você a diferença!

Automotivação: Faça você a diferença!

Percebi ao longo da minha trajetória profissional e até pessoal que basta algo dar errado para a maioria das pessoas se desmotivarem. É automático, porem, não precisa ser assim.

Não precisamos que alguma coisa aconteça dentro dos planos para nos sentirmos motivados, por isso digo, depender de algo ou alguém é acomodar-se e viver na inércia.

Já refletiu alguma vez como você se motiva sozinho?

Tenho 6  dicas que considero valiosas para me automotivar e acho válido compartilhar.

1. Atitude e postura positiva

Não estou falando do clichê de sempre: ser otimista. Estou falando exatamente de sua postura diante das adversidades e erros. Errou? Não se lamente, descubra os motivos e dificilmente cometerá o mesmo erro.

Não bateu a meta? Veja onde deixou de se empenhar, o que faltou para isso e trace estratégias. Encare as dificuldades com postura positiva, ache o lado bom dos erros, eles servem como aprendizado.

2. Agora sim vamos falar de ser OTIMISTA

O otimismo existe antes do desfecho das situações, é a sua forma de enxergar as coisas e isso também depende muito da sua autoestima.

É o grande influenciador das suas atitudes, é aquilo que acontece dentro de você e te faz controlar a vida de forma positiva ou negativa.

Você já ouviu falar do dilema do copo? Se ele está com água até a metade o otimista pensa “ o copo está meio cheio” e o pessimista enxerga um “copo meio vazio”.

 3. Se o otimismo também depende da autoestima, trabalhe a sua.

A autoestima é forma como enxergamos nós mesmos. Representa o quanto nos amamos e respeitamos e isso reflete nas nossas decisões.

É como um ciclo: quanto mais escolhas positivas faço, mais estima passo a ter por mim, e quanto maior minha autoestima, mais positivas serão minhas decisões. Então, analise sua vida, não seja imediatista, evite a autocrítica todo momento, evite também criticar os outros, não fuja das dificuldades, exercite o autoconhecimento e procure fazer o que te deixa feliz!

5.O ser humano também é visual, então estimule esse sentido

Eu comecei a procurar na internet imagens que condiz com meus desejos para a vida, metas e objetivos. Sonhar não faz mal, pelo contrário, então passei a salvar em uma pastinha todas as imagens e diariamente olho. Aquele carro dos sonhos, o trabalho perfeito, uma viagem inesquecível, o grande amor da vida, e por aí vai... busque a imagem que te acende e olhe diariamente. Pode ser até um post it na tela do seu computador.

5. Procure ser altruísta

Certamente você já realizou alguma boa ação e sabe do que estou falando.

Praticando um ato de bondade, como por exemplo ajudar o seu vizinho a pintar a casa, cria um vínculo emocional, gerando sentimentos positivos.

Pratique a caridade, seja solidário, o bem que fazemos para o mundo se reflete em nós mesmos.

Estudos afirmam que pessoas solidárias, que verdadeiramente se convalescem com o sofrimento alheio e ajuda a quem precisa, podem, inclusive, viver mais.

Vou contar até uma situação engraçada que vivi. Certa vez, em um inverno, estava uma garoa fina daquelas que servem para te deixar ainda com mais frio, estava dentro do carro e tentava me aquecer sem sucesso, parei no farol e vi uma senhora sentada na rua fazendo uma fogueira (pensei que seria para se aquecer de tanto frio que sentia). Não consegui passar reto apenas, fui até o mercado mais próximo e mesmo desempregada e sem um tostão no bolso, comprei cobertor e alimentos.

Voltei correndo para o local e percebi que a senhora vendia algo na porta das casas, parei o carro e perguntei o que estava vendendo, para minha surpresa, respondeu: amendoim torrado. Minha reação foi cair na gargalhada, pois pensei que estaria fazendo a fogueira para fugir do frio. Ofereci as coisas que comprei e ela muito sorridente me agradeceu imensamente e disse preferir que entregasse para alguém que precisasse mais que ela. Achei de tremenda honestidade, rimos juntas da situação e a sensação que fiquei é indescritível. Por isso afirmo que a frase faça o bem, sem olhar a quem é simplesmente perfeita.

6. E por fim, incentive

Sempre que puder, compartilhe e incentive as pessoas próximas a você.

O mundo está habituado a criticar mais do que elogiar, faça o contrário, elogie! Todo mundo tem um ego para ser massageado, não é mesmo?

Compartilhe sua motivação, suas experiências positivas, incentive a positividade e apoie os demais.

 

Luciana Bittencourt

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos